Concentração de ozono ultrapassou limite em Lisboa e no Seixal

Concentração de ozono ultrapassou limite em Lisboa e no Seixal

Concentração de ozono ultrapassou limite em Lisboa e no Seixal

CCDR Lisboa e Vale do Tejo informou que o valor de concentração de ozono foi ultrapassado entre as 15 e as 16 horas de ontem

A concentração de ozono de 180 ug/m3, definida como limiar de informação deste poluente, foi esta quarta-feira ultrapassada nas estações de monitorização da qualidade do ar nos Olivais, concelho de Lisboa, e em Paio Pires, concelho do Seixal.

- PUB -

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo anunciou, em comunicado, que o valor de concentração de ozono foi ultrapassado naquelas duas estações de monitorização da qualidade do ar entre as 15 e as 16 horas de ontem.

Segundo a CCDR, para os valores de concentração observados, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, como crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas.

“A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos”, refere o organismo.

- PUB -

O valor de concentração de ozono de 180 µg/m³ (microgramas por metro cúbico), definido como limiar de informação para este poluente, foi ultrapassado nos Olivais em 02 ug/m3 para um total de 182 ug/m3 e em 12 ug/m3, em Paio Pires, num total de 192 ug/m3.

Durante o dia, enquanto esta situação se mantiver, é recomendável que os grupos da população mais sensíveis, que se encontrem nos locais afetados, reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior, frisou ainda o organismo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não