Marinha inativou esta semana três engenhos explosivos em praias da Comporta

Marinha inativou esta semana três engenhos explosivos em praias da Comporta

Marinha inativou esta semana três engenhos explosivos em praias da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal e comandante local da Polícia Marítima explicou que a inativação foi feita “através de explosões controladas no local” e “sem incidentes e em segurança”

Mergulhadores da Marinha inativaram mais dois engenhos explosivos à base de fósforo habitualmente usados em exercícios militares encontrados em praias da zona da Comporta, Grândola, aumentando para três o total detetado esta semana.

- PUB -

Em comunicado divulgado hoje, a Marinha revelou que, além de um primeiro engenho encontrado na segunda-feira, na praia da Comporta, que foi inativado, mais dois foram detetados e inativados às 21 horas de quarta e pelas 22 horas de quinta-feira.

De acordo com a Marinha, as operações foram efetuadas, em segurança e sem incidentes, pela equipa de inativação de engenhos explosivos do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º 1 (DMS1) da Marinha.

Segundo o ramo das Forças Armadas Portuguesas, são engenhos “do tipo fumígeno, que terão sido arrastados pelo mar e encontrados na Praia da Malha da Costa [a norte da Comporta] e da Comporta”, no concelho de Grândola.

- PUB -

As operações, referiu, foram realizadas em coordenação com a Capitania do Porto de Setúbal e contaram com o apoio da Polícia Marítima e dos Bombeiros Voluntários de Grândola.

Contactado esta sexta-feira pela agência Lusa, o capitão do Porto de Setúbal e comandante local da Polícia Marítima, Marco Serrano Augusto, explicou que a inativação dos três engenhos foi feita “através de explosões controladas no local” e reforçou que “tudo decorreu sem incidentes e em segurança”.

Segundo o responsável, trata-se de um tipo de engenhos de fósforo que “servem para fazer a sinalização de operações na água” e que podem vir a arrojar à costa naquela zona, ou seja a aparecer nos areais por causa das marés, devido aos “exercícios que ali se fazem de cariz militar”.

- PUB -

“Contendo fósforo, têm um cariz explosivo e têm que ser denotados”, referiu Serrano Augusto.

No comunicado, a Marinha destacou a “importância de não manusear ou remover engenhos explosivos ou objetos suspeitos”.

“Em caso de deteção, contacte imediatamente as autoridades locais e mantenha uma distância segura, ajudando assim a garantir a segurança de todos”, aconselhou.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não