O Estrela Afonsoeirense, que disputou o Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal na época de 2022 / 23, vai regressar já na próxima temporada ao futebol sénior.
Para comandar a equipa no regresso do futebol sénior, o Estrela Afonsoeirense convidou Cláudio Pires, para liderar o projecto. Cláudio Pires conta no seu currículo com diversos títulos distritais e uma subida à 1.ª Divisão Distrital de Seniores. Da equipa técnica fazem parte também os treinadores adjuntos, Fábio Pereira e Pedro Lopes.
Por se tratar de uma novidade esta época no escalão secundário do futebol distrital, o SETUBALENSE falou com o responsável técnico da equipa, Cláudio Pires, de 43 anos.
Pelo que sabemos já vem trabalhando no projecto há algum tempo. Verdade?
Sim, é verdade. Mas em primeiro lugar quero agradecer imenso a exposição dada a este projeto, bem como ao facto de ser eu o porta-voz do mesmo, pela parte da equipa técnica. Quando cheguei ao Estrela Afonsoeirense, no verão de 2024, o presidente manifestou que tinha no horizonte o desejo de erguer o clube e poder oferecer, não apenas os escalões de formação, mas também o futebol sénior. E, o projecto começou a ser falado com maior seriedade em janeiro de 2025. Em fevereiro, fui informado que era o escolhido para iniciar a estruturação do plantel sénior e desde então estamos a trabalhar nesse sentido.
Construir uma equipa do zero não é tarefa fácil, tem sentido alguma dificuldade?
De facto, não se afigurava uma tarefa fácil, sobretudo porque queríamos trabalhar no “silêncio”, durante a fase mais decisiva da época das competições distritais. Sabíamos o que queríamos, e de que forma o iríamos fazer. Resistimos à tentação de emitir convites a atletas de outros clubes, e fomos capazes de manter essa postura de enorme ética e respeito, quer para com atletas, quer para com os clubes que alguns destes atletas representavam. Após terminadas as competições, aí sim, contactei os atletas que eu sinto ser os certos para competir, e dignificar o Estrela, o Bairro do Afonsoeiro [que bem merece] e o Montijo, em geral. Estou bastante satisfeito com o plantel, que em breve estará definido, podendo ficar uma ou outra posição pendente para definir em Agosto.
A planificação para a nova época desportiva já está preparada?
Sim. A época está a ser planeada pela estrutura há algum tempo. A data de regresso ao trabalho também já estava definida, mesmo antes de termos conhecimento das datas de início das provas da Associação de Futebol de Setúbal.
Está prevista a participação na Taça AF Setúbal ou entra só no campeonato?
Sim, iremos competir tanto na Taça AF Setúbal como no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão.
Há algo mais que queira referir?
Não posso deixar de agradecer publicamente, à minha esposa e filhos que me apoiam incondicionalmente, ao presidente que me confiou o projeto, aos meus adjuntos, e a quatro pessoas com quem trabalhei, e tive a fortuna de nunca me ter sentido um adjunto, são eles o Prof. José Viegas, o mister Gonçalo Paulino, o mister Wivaldo Martins, e por último, o mister Duarte Moreira, um irmão que o futebol me ofereceu. Por último, a todos os atletas com quem trabalhei e trabalho atualmente, pois eles são a verdadeira razão para que cada treinador possa ter um projeto em mão. A todos eles, o meu obrigado!