Câmara municipal investiu cerca de 400 mil euros numa intervenção que visa a melhoria do conforto e da eficiência energética do edifício
A requalificação do espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, promovida pela autarquia de Setúbal, arrancou esta semana e pretende melhorar a sustentabilidade, duração e conforto do edifício, num investimento de cerca de 400 mil euros.
Tendo em vista o reforço da comodidade, sustentabilidade e conservação do centro artístico, o município aposta na substituição das coberturas da infra-estrutura e na concretização de um conjunto de medidas de eficiência energética.
Ao investir na requalificação d’A Gráfica, a câmara municipal “reforça o compromisso com a valorização da criação artística e com a qualificação dos espaços culturais municipais, contribuindo para a afirmação do concelho como um território de cultura activa, acessível e inovadora”, esclarecem em nota de imprensa enviada a O SETUBALENSE.
Em 2021, o edifício foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano, na categoria Cultura, que reconheceu o seu papel relevante na promoção da criação artística contemporânea em Setúbal e no dinamismo cultural da cidade.
De acordo com a autarquia, o reconhecimento recebido em 2021 sublinha a importância do espaço no panorama artístico do município e faz com que esta “operação ganhe particular relevância.
Com um investimento superior a 393 mil euros, aos quais acresce IVA, a empreitada foi adjudicada à empresa Recreare Lda., que ficará responsável pela execução das obras num prazo de cerca de três meses.