A 5.ª jornada disputada na Praia de Buarcos, na Figueira da Foz, provocou mudanças significativas na tabela classificativa da Divisão de Elite que é liderada pelo Alfarim com os mesmos pontos que Torre, Leixões e Sótão mas com vantagem no confronto directo.
Alfarim e Torre foram as grandes sensações da jornada porque venceram o Sótão e o Leixões, que eram líderes isolados à partida para esta ronda.
O jogo entre o Alfarim e o Sótão era um dos mais aguardados da jornada e correspondeu em pleno àquilo que se esperava porque foi precisamente um grande jogo de futebol de praia, que prendeu as emoções até ao final.
A equipa comandada por Ricardo Dias começou da melhor maneira porque se adiantou no marcador com um golo de André Pinto marcado na conversão de uma grande penalidade e viu, pouco depois, o guarda-redes João Oliveira aumentar a vantagem para 2-0, resultado que se manteve até ao final da primeira parte.
Na segunda, a equipa da Nazaré reagiu e chegou à igualdade com um golo marcado também pelo seu guarda-redes e outro na cobrança de um livre. João Cabral voltou a colocar o Alfarim em vantagem mas o Sótão respondeu também com um golo que colocou o jogo empatado (3-3), no final do segundo período.
Na derradeira fase do encontro foram várias as alterações registadas no marcador e emoção foi coisa que não faltou. No início da terceira parte João Cabral desfez a igualdade mas logo a seguir o Sótão voltou a empatar (4-4). Passado pouco tempo Rodrigo Sousa fez o quinto golo do Alfarim só que dois minutos depois a partida voltou a ficar igualada (5-5) e, quando tudo apontava que o jogo fosse para prolongamento, Rodrigo Pinhal, a quatro segundos do fim, marcou o golo que deu a vitória à sua equipa, que passou a ser o novo líder da competição.
Resultados (5.ª jornada): Leixões 5 Torre 8; Alfarim 6 Sótão 5; Ericeirense 4 Amigos da Paz 5; Buarcos 5 Vila Flor 0.
Classificação: 1.º lugar, Alfarim, Torre, Leixões e Sótão, 9 pontos; 5.º lugar, Buarcos, Ericeirense, Amigos da Paz e Vila Flor, 6 pontos.
No próximo fim de semana há jornada dupla, no Estádio do Viveiro, na Nazaré. No sábado, dia 12 de julho, joga-se a sexta jornada que é composta pelos seguintes jogos: Torre – Vila Flor (14 horas); Sótão – Leixões (15h 15m); Amigos da Paz – Alfarim (16h 30m); Ericeirense – Buarcos (17 h 45m)
No domingo disputa-se a 7.ª jornada: Buarcos – Torre; Vila Flor – Sótão; Leixões – Amigos da Paz; Alfarim – Ericeirense.
CAMPEONATO NACIONAL: GD Sesimbra é líder isolado da competição só com vitórias
No Campeonato Nacional jogou-se na Praia do Ouro a sexta jornada que tinha dois jogos especiais para as equipas da região; o Sesimbra – Chelas porque se defrontavam os dois primeiros classificados e o São Domingos – Vitória FC por se tratar de um dérbi sadino.
O Grupo Desportivo de Sesimbra, aproveitou bem o facto de jogar em casa e com o apoio do seu público, realizou um bom jogo e obteve um excelente resultado que deixa a equipa isolada no primeiro lugar da tabela classificativa, agora com três pontos de vantagem sobre o Chelas. Pedro Canana, Rodrigo Pereira, Diogo Bernardo, Rui Santos e Lucas Honorato marcaram os golos da equipa de Sesimbra.
No dérbi sadino o Vitória Futebol Clube superiorizou-se e o São Domingos não conseguiu evitar a derrota, apesar de ter dado boa réplica. Pelo São Domingos marcaram Diogo Ramos e João Monteiro e pelo Vitória FC, Fábio Freitas, Tiago Grilo, Vítor Frazão, Bernardo Mata, Duarte Milheiro e Diogo Formiga.
Resultados (6.ª jornada): Alfarim “B” 3 Estoril Praia 4; Sesimbra 5 Chelas 2; São Domingos 2 Vitória FC 6; Pastéis da Bola 3 AD Nazaré 4.
Classificação: 1.º lugar, Sesimbra, 18 pontos; 2.º lugar, Chelas, 15 pontos; 3.º lugar, Vitória FC, 11 pontos; 4.º lugar, São Domingos, 9 pontos; 5.º lugar, Nazaré, 8 pontos; 6.º lugar, Estoril, 6 pontos; 7.º lugar, Pastéis da Bola, 3 pontos; 8.º lugar, Alfarim “B”, 0 pontos.
Próxima jornada (12 de julho): AD Nazaré – Alfarim; Estoril Praia – Sesimbra; Chelas – São Domingos; Vitória FC – Pastéis da Bola.