Organização do Montijo faz parte do núcleo de fornecedores da empresa, distribuindo para mais de 60 lojas em todo o País
A Mercadona, cadeia de supermercados que conta com cinco lojas na Península de Setúbal, tem desde 2022 vindo a reforçar a ligação com a PrimoHorta, organização de horticultores do Montijo. A PrimoHorta faz parte do núcleo de fornecedores da empresa, distribuindo para as mais de 60 lojas que a cadeia tem actualmente em todo o País.
Esta relação com a organização do Montijo vai desde a selecção da “melhor variedade”, em função das preferências e atributos que o cliente valoriza, ao formato de venda deste produto, com a finalidade de “atingir os patamares de exigência e qualidade pedidos pelos clientes”, refere Paulo Leite, gerente e produtor da PrimoHorta.
A Mercadona, com o objectivo de oferecer os “produtos mais frescos e com a máxima qualidade” aos clientes, mantém o “firme compromisso” de desenvolvimento de uma Cadeia Agroalimentar Sustentável, continuando a apostar no sector primário português e a desenvolver com os fornecedores relações “estáveis, de compromisso a longo prazo”, permitindo um “crescimento sustentável” para todos os elos da cadeia.
Em nota de Imprensa, a cadeia de supermercados explica que tem vindo a consolidar a parceria com os diversos Interfornecedores Especialistas em Portugal. Como resultado de um “crescimento partilhado”, muitos destes fornecedores têm realizado “investimentos estratégicos” de modo a aumentarem a “capacidade produtiva e garantirem a qualidade dos produtos, gerando um contributo positivo na economia nacional e criando também mais empregos”.
De acordo com a Mercadona, desde 2019, quando abriu o seu primeiro supermercado em Portugal, o volume de compras no País foi crescendo, a par com o projecto, resultando num total acumulado de 4.500 milhões de euros, em cinco anos de actividade.
Até ao momento, a Mercadona já conta com 60 lojas abertas e dois Blocos Logísticos a funcionar na Póvoa de Varzim e em Almeirim. Desta forma, a cadeia de supermercados vai terminar 2025 com uma rede de 70 lojas em território nacional.
Quanto à região de Setúbal, a nova loja da Mercadona vai ser no concelho de Palmela. O estabelecimento mais recente a ser inaugurado foi no Lavradio, concelho do Barreiro, que teve a sua grande abertura no passado mês de Dezembro. No mês anterior, em Novembro, a marca já havia aberto a loja de Fernão Ferro, concelho do Seixal. A empresa vai, assim, chegar ao do ano de 2025 com seis lojas na região, depois de se ter instalado, em meados de 2022, em Setúbal e no Montijo e de, em 2023, ter iniciado a aposta no concelho do Seixal com a abertura de uma loja em Corroios. Esta empresa já criou mais de 450 empregos no distrito setubalense.