CROAC de Setúbal inaugura novo pavilhão multiusos

CROAC de Setúbal inaugura novo pavilhão multiusos

CROAC de Setúbal inaugura novo pavilhão multiusos

Câmara Municipal amplia valências com investimento global de cerca de 125 mil euros

O novo pavilhão multiusos do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do município já abriu portas, depois de um investimento global de cerca de 125 mil euros, com apoio financeiro do ICNF em cerca de 50 mil euros. Esta requalificação centrou-se na reconversão de um antigo edifício existente no terreno onde funciona o equipamento municipal, também conhecido como Casa da Bicharada, para o dotar de “novos e melhores serviços”.

- PUB -

Este novo espaço, com uma área útil superior a 200 metros quadrados, destina-se a sala de banhos e tosquia, duas dezenas celas para alojamento de gatos ao abrigo do programa CED (capturar-esterilizar-devolver), um gatil aberto para acomodar vinte espécimes e ainda um pombal com capacidade para três centenas de aves. O novo pavilhão multiusos reserva ainda áreas para equídeos e um espaço para alojar um máximo de uma dezena de ovinos, assim como duas salas de isolamento para animais com doenças contagiosas.

Neste investimento municipal foi também reabilitado um imóvel anexo ao edifício, onde foram instaladas duas áreas dedicadas a maternidade canídea, assim como duas salas de recobro, num total de perto de 30 metros quadrados.

Em nota de Imprensa, a Câmara de Setúbal explica que os trabalhos de reabilitação geral destes dois imóveis, em que se inclui a substituição de coberturas em fibrocimento, a reparação de paredes e pinturas, deram cumprimento às exigências legais em vigor no que respeita à aplicação em Portugal da Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia.

- PUB -

Presente nesta inauguração esteve o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, que realçou o “investimento contínuo” na ampliação das instalações para o bem-estar animal. “Temos, progressivamente, vindo a criar as condições, com mais valências, para garantir o bem-estar animal e também para as equipas afectas a este serviço”, realçou.

Na sua intervenção o autarca deu nota da possibilidade de criação de um novo espaço da Casa da Bicharada, nomeadamente uma área de treino. Destacou ainda o “esforço e empenho” das equipas de voluntários.

Já a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, que tem o pelouro do Ambiente, destacou a “grande evolução” na área do bem-estar animal feita pelo município, desde logo com a criação da Casa da Bicharada, em 2018, um espaço “que tem vindo a crescer e a ser melhorado”.

- PUB -

A autarca destacou ainda a “ajuda fundamental” dos voluntários que trabalham neste serviço camarário. “Aquilo que vocês aqui fazem, este carinho que dão aos animais, não tem preço”, sublinhou.

Esta cerimónia, que contou com a presença da vereadora do município Rita Carvalho, da presidente da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha, de técnicos municipais e voluntários, contou ainda com uma visita às várias valências da Casa da Bicharada, instalada na zona de Poçoilos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!