Fora dos ‘grandes’ partidos, o maior destaque foi para o JPP, que elegeu o seu primeiro deputado
A AD foi a grande vencedora destas legislativas, estando em destaque também o Chega, com o partido a conseguir crescer ainda mais, numa noite marcada pela grande derrota do Partido Socialista (PS). Fora dos ‘grandes’ partidos, o maior destaque foi para o JPP, que elegeu o seu primeiro deputado. Realçar também o crescimento da Iniciativa Liberal e do Livre, e o tombo do Bloco de Esquerda. Certo é que, sem o Chega, nenhuma coligação, nem à direita nem à esquerda se consegue formar um Governo maioritário.
A AD subiu cerca de cinco pontos percentuais, de 28,02% em 2024, para cerca de 32%. A coligação de direita conseguiu uma grande vitória, confirmando as sondagens que foram saindo, mas a principal surpresa da noite foi a grande queda dos socialistas e a subida do Chega.
O partido liderado por André Ventura foi o grande vencedor da noite, conseguindo terminar no segundo lugar a nível nacional. Nas últimas legislativas o partido obteve 18,07%, elegendo 50 deputados, conseguindo nesta noite eleitoral alcançar os 58 deputados, reflexo dos cerca de 23% dos votos.
Já o PS, liderado por Pedro Nuno Santos, foi o grande derrotado da noite, após perder bastantes votos, relativamente às últimas eleições, com uma queda de vinte deputados, uma descida de cerca de cinco pontos percentuais.
A noite eleitoral da IL foi positiva, com o partido de Rui Rocha a aproveitar a ‘onda’ da direita e a aumentar a votação no partido, dos 4,94% em 2024, para quase 6%. Já na esquerda, existiu um grande vencedor, o partido Livre, com Rui Tavares a assegurar um aumento de deputados eleitos na Assembleia da República, subindo 3,16% para mais de 4%, alcançando os seis deputados.
Quanto à CDU, a força partidária liderada por Paulo Raimundo manteve-se com resultados semelhantes ao do ano passado, perdendo ainda assim um deputado deputado.
Já o partido de Mariana Mortágua sofreu uma grande queda a nível do número de eleitos, conseguindo garantir o lugar apenas a sua cabeça de lista, descendo dos 4,36% para cerca de 2%. Quanto ao PAN, manteve a sua vaga na assembleia com Inês Sousa Real. O JPP foi a grande surpresa, alcançando o primeiro deputado no Parlamento.