Sete largadas de touros, sevilhanas e muita música animam freguesia ao longo de quatro dias
As Festas de Confraternização Camponesa da Freguesia de São Francisco, no concelho de Alcochete, já têm o programa completo. Para esta edição, que está marcada entre 29 de Maio e 1 de Junho, a organização apresenta o cantor Emanuel como cabeça de cartaz do certame.
O evento começa com a recepção aos convidados, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Francisco, pelas 17h30, sendo que às 18 horas há o habitual hastear das bandeiras com os hinos a serem cantados por Carla Teixeira, seguindo-se uma arruada com os Batucando pelas artérias da festa.
Para as 19h30 está marcada a primeira largada de touros, na Rua da Sociedade, estando a segunda largada marcada para a meia-noite, no mesmo local. A música aparece às 22h30, com Emanuel a inaugurar o palco do certame.
No segundo dia, 30 de Maio, a festa só começa às 19 horas, com a terceira largada de touros, existindo ainda outra largada, já de madrugada, às 1h00, ambas na Rua da Sociedade. A música começa às 21h00, num baile com Jorge Gomes, sendo que às 22h00 a noite continua com o espectáculo do grupo ‘Chave D’Ouro’, com o DJ Gamix a encerrar a festa, às 23h45.
O terceiro dia de certame começa com a quinta largada de touros, pelas 18h30, estando a sexta largada marcada para as 02h30, sempre na Rua da Sociedade. A 31 de Maio a música começa com Carla Teixeira, cara conhecida da freguesia, estando marcado para as 22 horas o espectáculo com o grupo ‘Xutos à Nossa Maneira’. Neste dia a festa prolonga-se até de madrugada, por ser o a noite da Sardinha Assada, que começa à meia-noite, seguida de uma arruada com a ‘Charanga da Rambóia’, marcada para as 00h30.
Domingo é sinónimo de final de festa, e as actividades começam logo pela manhã, às 10h30, com um passeio pelo concelho do Grupo Motard do Convento. Às 17 horas haverá a habitual procissão, sendo que às 19 horas os touros saem à rua pela última vez, na sétima largada do certame.
O palco volta a receber a cultura da terra às 21h45, com um espectáculo das Sevilhanas Rocieras de Alcochete, seguido da actuação das ‘Sete Saias’, que fecham o palco, com o fogo de artifício à meia-noite a ditar o término da festa.