Moradores exigem celeridade na abertura da Lagoa de Albufeira

Moradores exigem celeridade na abertura da Lagoa de Albufeira

Moradores exigem celeridade na abertura da Lagoa de Albufeira

Habitantes vão estar hoje em acção de protesto na avenida Marginal da Lagoa de Albufeira. APA anunciou ontem que os trabalhos de desassoreamento começam este mês

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou esta quarta-feira que as obras de abertura e desassoreamento da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, arrancam no início de Maio, mas os moradores prometem manifestar-se na quinta-feira contra a demora na sua realização.

- PUB -

“Os habitantes vão manifestar-se quinta-feira contra a falta de informação sobre a demora na abertura da lagoa ao mar”, disse à agência Lusa Anabela Rocha, que integra um grupo de organizadores da acção de protesto, com início previsto para as 11 horas, na avenida Marginal da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra.

“Queremos mais esclarecimentos e queremos uma data de abertura o mais rápido possível. Já houve antes uma promessa da ministra do Ambiente de que a lagoa seria aberta em abril”, recordou Anabela Rocha, adiantando que a organização espera ter 100 a 200 pessoas na acção de protesto.

Segundo os moradores, as obras previstas para a Lagoa de Albufeira incluem a abertura de um canal com 50 metros de largura e 300 de comprimento e o desassoreamento da lagoa, que deverão prolongar-se por um período de 14 semanas.

- PUB -

Em nota de imprensa divulgada ontem, a APA refere que o concurso público para a empreitada de abertura e desassoreamento da Lagoa de Albufeira, no valor de 1,6 milhões de euros, foi lançado a 25 de Fevereiro deste ano pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e que as obras devem começar “no início de Maio”.

A APA salienta que o concurso público para a empreitada foi sujeito a duas audiências prévias, atendendo à reclamação apresentada por um dos concorrentes, e que o procedimento se encontra na sua fase final, prevendo-se que a adjudicação ocorra em breve.

Na nota de imprensa, a APA refere também que foram abertos vários procedimentos, para revisão do projecto de execução, prospecção arqueológica prévia ao início da obra, monitorização da evolução do assoreamento no interior da Lagoa de Albufeira e levantamento aerofotogramétrico e topográfico, monitorização da qualidade da água e dos sistemas ecológicos da Lagoa de Albufeira, assistência técnica à obra e fiscalização.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!