Região está entre as situações mais difíceis no restabelecimento eléctrico. E-Redes não tem previsão para reposição integral
Algumas zonas na Península de Setúbal Sul já têm electricidade. O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 21h30 estavam ligadas parcialmente 147 subestações, alimentando cerca de dois milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral. Luís Montenegro explica que região de Setúbal está entre as situações mais difíceis no restabelecimento eléctrico.
“Às 21:30 estão ligadas parcialmente 147 subestações, 1.500 megawatts (MW) e alimentados cerca de dois milhões de clientes”, disse fonte oficial da empresa à Lusa. Atualmente, existem cerca de 6,5 milhões de consumidores de electricidade.
No entanto, a E-Redes refere que ainda não é possível fazer previsões da reposição integral, alertando para eventuais demoras na realização da mesma.
Em declarações ao País a partir do Palácio de São Bento, Luís Montenegro afirmou que as situações mais difíceis, no restabelecimento elétrico são na Beira Baixa, Alentejo e Setúbal.
O primeiro-ministro diz esperar uma situação de normalidade já amanhã – sendo possível que as escolas reabram, a menos que haja algum percalço no processo de restabelecimento eléctrico.
O chefe de Governo diz que “não é ainda tempo de balanço”, mas que o executivo está já a trabalhar para reforçar a capacidade.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico deixou esta segunda-feira toda a Península Ibérica sem electricidade durante várias horas, sem que sejam ainda conhecidas as causas, e o fornecimento de energia está a ser restabelecido de forma gradual.
O apagão registou-se às 11h30 de Lisboa e a situação estendia-se a toda a Península Ibérica e parte do território francês, confirmou a REN – Redes Energéticas Nacionais ao final da manhã, avançando que os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia já estavam a ser activados.