Concertos com cheiro a liberdade do 25 de Abri

Concertos com cheiro a liberdade do 25 de Abri

Concertos com cheiro a liberdade do 25 de Abri

Um desfile (de parte) do melhor da música portuguesa

O velho chavão de “música para todos os gostos”, parece ser o mais adequado quando olhamos para os nomes da música portuguesa que vão estar no distrito de Setúbal para as comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abri.

- PUB -

De Slow J a Tony Carreira, dos Xutos a Nininho Vaz Maia, dos Delfins a Dino D’Santiago, de A Garota Não aos GNR, uma vasta lista de alguns dos maiores nomes da música portuguesa vai desfilar pelos diferentes palcos, das diferentes localidades.

Façamos então uma viagem pelos diferentes municípios de modo a ficar espelhado o leque de ofertas (sim, ofertas, pois todos os concertos são gratuitos), decerto adequado, como referido no início do texto, a quase todos os gostos:

Alcochete – A aposta é em Mariza Liz, para um concerto no Largo de São João, dia 24, pelas 22 horas. A cantora de “Girassóis e Tempestades”, que há dias foi galardoada com um Prémio Play da Música Portuguesa, pelo tema “Garota”, em dueto com Maninho, apresenta-se a solo, depois de mais de uma década de sucesso, à frente dos Amor Electro.

- PUB -

Alcácer do Sal recrutou um dos nomes mais emblemáticos do panorama rock nacional, do último meio século, os Xutos & Pontapés. É sucesso garantido junto de uma camada de publico muito abrangente, ou não andem eles por cá há 46 anos. Vai lá estar “O homem do leme”, e mais uma dezena de temas que todos conhecem, incluindo a icónica e incontornável “Minha casinha”, para uma festa que terá muitos repetentes. O concerto será na noite de dia 24 (22 horas) na Margem Sul e após a meia-noite, o DJ Vasco Amaral animará as hostes.

Almada apostou numa das mais icónicas bandas rock portuguesas, os GNR, do não menos icónico Rui Reininho, este, em tempo do seu 70.º aniversário. É sempre um evento musical imperdível, onde pode haver “Morte ao sol”, “Efectivamente” e o obrigatório “Dunas”, ainda que sempre com novas roupagens musicais. O concerto tem início às 22h30 na Praça da Liberdade e depois do fogo-de-artificio á meia-noite, sobe ao palco Van Zee, um nome em destaque no universo do hip-hop, que nos últimos dois anos saiu do anonimato da sua Ilha da Madeira natal

Barreiro terá no Palco das Marés, na noite de dia 24, um nome da música portuguesa que arrasta multidões, maioritariamente femininas: Tony Carreira. Será seguramente um desfilar de sucessos repletos de emoções, como Tony Carreira sabe transmitir, para gáudio dos inúmeros seguidores.

- PUB -

Grândola, o eterno local onde, como diz a canção, “o povo é quem mais ordena”, assistirá a um concerto de um músico, no qual as palavras assumem um papel de relevo: Pedro Abrunhosa. O autor de “Viagens” tem vindo cada vez mais a assumir-se um músico integro, de causas e com uma dignidade musical e poética, única.

Moita assistirá ao concerto de uma das bandas pop de maior sucesso em Portugal, os Delfins, que regressaram em força em 2024, com um concerto memorável na Altice Arena. A banda de Miguel Ângelo subirá ao palco dia 24 pelas 22horas, para apresentar os seus maiores sucessos. “Sou como um rio”, “Nasce selvagem”, “Aquele inverno” ou “Ao passar um navio”, ouvir-se-ão seguramente, cantados pela multidão.

Montijo convidou o músico Dino D’Santiago para um concerto no Teatro Joaquim D’Almeida, dia 26, pelas 21h30. Dino é um dos nomes mais importantes do panorama musical português, com um activismo social marcante e um talento musical inquestionável.

Palmela apresenta duas opções musicais, dia 25, em diferentes locais: Fernando Tordo, com a Banda Soc Filarmónica União Agrícola, actua na Sede dos Bombeiros de Pinhal Novo, onde fará uma viagem pela sua longa carreira, plena de temas incontornáveis da música portuguesa, como “Cavalo à Solta”, “Tourada” ou “Adeus Tristeza”, entre outros e o grupo Cara de Espelho, uma das grandes revelações da música portuguesa do último ano, que se apresenta no Cine Teatro S. João em Palmela.

Santiago do Cacém montou o palco das comemorações do 25de abril, em Vila Nova de Santo André, para receber ao vivo Diogo Piçarra, um nome que dispensa apresentações.

Sesimbra apresenta a jovem Carolina de Deus, cujo álbum “Dores de crescimento”, foi um sucesso nas rádios e plataformas digitais e a fadista Joana Amendoeira, uma referência na história do fado, com mais de uma dezena de álbuns editados. Carolina estará dia 24 no Recinto das Festas das Chagas e Joana dia 25, no Parque da Vila, na Quinta do Conde.

Seixal montou o palco na Quinta dos Franceses para receber, na noite de 24, o grande Sérgio Godinho e A Garota Não, uma dupla de enorme respeito e, depois da meia-noite, Ivandro, um dos nomes de maior sucesso em Portugal, nos últimos três anos.

Setúbal, como capital do distrito, apresenta um programa em grande, com concertos dias 24, 25 e 26. O setubalense Slow J animará as hostes na noite de 24, no Largo José Afonso, no que será um dos concertos de maior expectativa. No dia seguinte Carolina Deslandes estará ao vivo no espaço do Mercado Mensal de Azeitão e Carlão encerrará este ciclo de concertos em Setúbal, com um concerto na Herdade das Mouriscas.

Sines escolheu o Castelo local para os eventos musicais de comemorações do 25 de Abril. O castelo encherá seguramente para ver um dos mais recentes fenómenos da música portuguesa: Nininho Vaz Maia. Os ecos do sucesso nas plataformas digitais, nas duas Altice Arenas esgotadas recentemente ainda pairam no ar e ecoarão seguramente em Sines. Depois da meia-noite, o palco será ocupado pela pop electrónica dos Karetus.

Setúbal é assim um distrito com um alto padrão de qualidade musical, nas comemorações de mais um aniversário do 25 de Abril. A dificuldade está na escolha.

Opinião musical

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!