Mais de metade dos contactos feitos com o SNS24 resultou em encaminhamentos de utentes para os cuidados de saúde primários
Mais de metade de um total superior a 116 mil contactos feitos com o SNS24, nos primeiros seis meses de adesão da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS) ao projecto “Ligue Antes, Salve Vidas”, resultou em encaminhamentos de utentes para centros de saúde.
Segundo um balanço feito e destacado por aquela entidade como “positivo”, foram encaminhados para os cuidados de saúde primários cerca de 63 mil e 800 casos, o equivalente a “55 por cento” do total de 116 mil efectuados desde Outubro último até agora.
A taxa de encaminhamento de utentes triados com a pulseira “azul” ou “verde” para os cuidados de saúde primários, no mesmo período, rondou “os 16% no conjunto das três urgências” do Hospital Garcia de Orta (urgências geral, pediátrica, e ginecológica e obstétrica), revela a ULSAS. No caso da urgência geral, adianta, a taxa “tem rondado os 30% desde o início deste ano”.
De acordo com a análise efectuada às admissões nos serviços de urgência, nestes primeiros seis meses de adesão ao projecto, a ULSAS diz ter verificado que “a grande maioria dos utentes foi referenciada (SNS24, INEM, cuidados de saúde primários, hospital, entre outros), fixando-se em 23,6% a taxa de utentes que chegaram por meios próprios”.
Ao mesmo tempo, a ULSAS destaca “o facto de as unidades de cuidados de saúde primários, de forma voluntária, estarem a dar resposta em doença aguda, por via do LASV [Ligue Antes, Salve Vidas], também a utentes sem equipa de família”. E vinca que “a média de utilização diária de consultas abertas nos cuidados de saúde primários ronda as 780 em dias úteis e as 100 aos fins-de-semana e feriados”.
A concluir, a ULSAS diz-se ainda confiante no êxito do projecto. “Tratando-se de uma mudança cultural e comportamental, é de esperar que os resultados venham a ser cada vez melhores, fruto de um processo contínuo que requer avaliações permanentes e introdução de eventuais melhorias.”
A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal aderiu ao LASV em 17 de Outubro de 2024. O projecto já existe noutras zonas do País e visa reduzir a pressão das urgências dos hospitais devido ao excesso de procura.
Ao abrigo do projecto, a primeira triagem das urgências do Hospital Garcia de Orta, da ULSAS, é feita pelo SNS24 (808 24 24 24) e os utentes só devem dirigir-se aos serviços de urgência desta unidade hospitalar depois de entrarem em contacto com o SNS24 e obterem a adequada referenciação.
A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal integra o Hospital Garcia de Orta e o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal.