28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Hospital São Bernardo continua na linha de modernização

Hospital São Bernardo continua na linha de modernização

Hospital São Bernardo continua na linha de modernização

Hospital S. Bernardo de Setúbal

Amanhã, em dia de aniversário do Hospital de São Bernardo, é provável que seja esmiuçado o novo modelo de funcionamento desta unidade quando estiver a funcionar o seu novo edifício que irá receber as urgências

 

 

- PUB -

 

O Hospital de São Bernardo comemora amanhã o 60.º aniversário com uma cerimónia marcada para a sala de sessões desta unidade de Setúbal. Entre os convidados vai estar Francisco Ramos, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Roque do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, João Manuel Pereira Teixeira, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Com obras de ampliação previstas, esta unidade hospitalar irá concentrar mais serviços para a população dos concelhos da sua área de abrangência; um modelo de funcionamento futuro que será focado na cerimónia que terá início às 10h00.

- PUB -

O que já se sabe é que será construído um novo edifício, que tem verba de 17 milhões já aprovada, onde irá funcionar as urgências do Centro Hospitalar de Setúbal. Entretanto, como já noticiou O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO, está previsto que futuramente a ampliação do Hospital de São Bernardo venha a receber o Hospital Ortopédico Sant’ Iago do Outão, uma decisão já confirmada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Capital de distrito desde 1926, a cidade de Setúbal teve o seu primeiro Hospital Regional vinte anos depois, ao ver atribuído este título ao então Hospital da Misericórdia, situado num anexo do Convento de Setúbal.

Alguns anos depois, a partir do Hospital do Espírito Santo da Santa Casa da Misericórdia, nasce o Hospital de São Bernardo, virado para o futuro e para a saúde dos utentes.

- PUB -

Foi para fazer face a dificuldades na resposta às populações que, em 1953, foi decidida a construção de um novo Hospital em Setúbal, no antigo lugar da Vinha, na parte leste da cidade.

 

Antoine Velge foi um dos

impulsionadores do hospital

 

É em 1953 é anunciada a criação do primeiro Hospital Regional do Continente, em Setúbal, tendo sido transferidas para o novo hospital os serviços existentes no Hospital do Espírito Santo: a assistência médica e cirúrgica, os socorros de urgência e as clínicas de especialidade. A Misericórdia fica encarregada da sua gestão, competindo ao Estado a dotação de meios.

Este projecto, que arrancou no terreno em 1955, deve-se a Antoine Velge, Presidente da Sapec, que para o arranque da construção contribui com 4 mil contos. Em homenagem ao seu filho mais velho, Bernard, que em tempos se havia curado em Portugal, a unidade de Setúbal é designada de São Bernardo. Com honras de Estado, a sua inauguração ocorre em 9 de Maio de 1959, quatro anos após o início da construção.

Apesar das várias obras realizadas ao longo dos anos, a primeira pedra de ampliação do hospital só foi lançada a 19 de Outubro de 1993, tendo a obra ficado concluída em 1997. Em 1998, ao comemorar o seu 39º Aniversário, é anunciada a remodelação do edifício, tendo em vista essencialmente a área de infecto-contagiosos e internamento de psiquiatria agudos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -