André Martins volta a pedir intervenção do Governo na rocha sobre a estrada da Arrábida

André Martins volta a pedir intervenção do Governo na rocha sobre a estrada da Arrábida

André Martins volta a pedir intervenção do Governo na rocha sobre a estrada da Arrábida

Presidente surge num vídeo para pedir que se resolva uma situação que se arrasta há mais de dois anos

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal voltou a pedir que o Governo intervenha na resolução do problema da rocha com mais de mil toneladas que está sobre a estrada que dá acesso à estrada da Arrábida.

- PUB -

Num vídeo filmado junto às baias instaladas na Rua do Círio da Arrábida, para interditar o acesso às praias de Setúbal, André Martins pediu para que o actual Governo, que está em gestão, possa intervir sobre uma questão que já está identificada há mais de dois anos.

“Nesta altura é necessário dizer aos responsáveis governamentais que, passados dois anos de a protecção civil municipal ter sinalizado a situação grave em que nos encontramos, era necessário decidir com rapidez sobre a forma de resolvermos o problema desta ameaça. E é por isso que hoje estamos aqui para, mais uma vez, apelar a este Governo, mesmo em gestão, para que tome decisões de desenvolver todo um processo que leve à contratação das empresas, da especialidade, para intervir e resolver este grave problema”.

Em Janeiro deste ano a Secil entregou um estudo com base financeira para se poder lançar um procedimento para a resolução do problema, com isto a empresa afirmou que a decisão estaria nas mãos do Ministério do Ambiente.

- PUB -

Desde Fevereiro de 2023 que o túnel da Praia da Figueirinha (sentido nascente/poente), bem como o acesso a partir da Praia de Galapos (poente/nascente), estão impedidos para automobilistas e pedestres, tal como para qualquer outra actividade, devido à instabilidade de um bloco rochoso de grandes dimensões que ameaça o bem-estar de todos.

O autarca afirma, nessa mesma filmagem, que o município e a protecção civil já tomaram todas as medidas possíveis para ter em conta a segurança das pessoas e dos carros.

“Estamos mais uma vez aqui na estrada de acesso às praias da Arrábida para chamar à atenção, a quem tem a responsabilidade de decidir sobre a acção concreta, que resolva o problema da rocha com mais de mil toneladas que está pendurada sobre a estrada e sobre a praia e que, da parte da câmara municipal, temos tomado todas as medidas que estão ao nosso alcance para garantir a segurança da circulação, a segurança das pessoas e dos carros, no sentido de que não haja nenhuma acidente que tenhamos de lamentar”.

- PUB -

André Martins deixou ainda um aviso à população, pedindo que não transponham a sinalização colocada naquele local. “Estamos aqui também para apelar aos cidadãos para que respeitem a sinalização, para que não haja atravessamento deste troço da estrada da Arrábida, no sentido de precavermos acidentes pessoais de pessoas e bens. Fica este apelo ao Governo e às nossas populações”.

Em Abril do ano passado os técnicos da autarquia procederam à reposição de sinalização e relocalização de barreiras de protecção, para evitar que houvesse passagem por aquela zona.

Desde essa altura que, para quem circula do lado da cidade de Setúbal, o acesso está assegurado até à praia da Figueirinha, mas, em caso de necessidade, deve circular-se “pela estrada superior da Serra da Arrábida, reentrando depois via Portinho da Arrábida, Praia do Creiro ou Praia de Galapos”. No sentido inverso, através da Rua do Círio da Arrábida, a circulação está encerrada “a partir da Praia de Galapos, sendo que, neste caso, a alternativa a quem pretenda prosseguir é usar igualmente a estrada superior da serra e reentrar depois na direcção do Outão, da Figueirinha ou de Setúbal”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!