Barreiro é o município mais transparente do distrito de Setúbal

Barreiro é o município mais transparente do distrito de Setúbal

Barreiro é o município mais transparente do distrito de Setúbal

Congresso da transparência municipal, promovido pela Dyntra, distinguiu as melhores câmaras por distrito. Frederico Rosa recebeu o prémio

O Barreiro é o município com maior índice de transparência no distrito de Setúbal, segundo o ranking elaborado pela Dyntra, organização internacional sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, que se dedica à promoção da transparência e governança aberta em todos os níveis da sociedade.

- PUB -

De acordo com os dados divulgados na passada segunda-feira por aquela plataforma, a Câmara do Barreiro ocupa o 10.º lugar entre as “50 maiores cidades” do País, com 85 de um total de 139 indicadores de avaliação preenchidos, o equivalente a 61,15%. Palmela está na 22.ª posição (40,29%), Montijo na 29.ª (36,69%), Seixal na 31.ª (33,81%), Almada na 38.ª (32,37%), Moita na 46.ª (28,78%) e Setúbal encerra a lista no 50.º posto (23,02%). Relativamente às 18 capitais de distrito do País, Setúbal ocupa o 15.º lugar.

Os resultados permitiram ao Barreiro ser distinguido enquanto um dos municípios líderes do respectivo distrito, durante a 3.ª edição do Congresso da Transparência das Câmaras Municipais, que decorreu no Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sor, na última segunda-feira.

Frederico Rosa, presidente da autarquia barreirense, recebeu o prémio e, em declarações a O SETUBALENSE, realçou a importância do reconhecimento feito ao município.

- PUB -

“É resultado de muito trabalho para se ter cada vez mais uma organização transparente, o que inclui ter toda a Câmara certificada e auditada”, começou por resumir o autarca, para detalhar de seguida as medidas adoptadas pela autarquia com vista a obter maior transparência. “Ter informação disponível nos meios do município, ter todas as reuniões de Câmara ordinárias públicas e transmitidas, ter desde 2017 mudado profundamente a forma como se adjudica o dinheiro dos barreirenses, alterando-se uma gestão herdada (2013-2017) em que 51,94% da despesa contratada era feita por ajuste directo”, disse, numa crítica directa à anterior gestão da CDU.

“Nos nossos mandatos, de 2018 a 2024, passou a haver uma predominância do concurso público (61,53%), em detrimento do ajuste directo (19,72%), de acordo com os dados públicos do [portal] base.gov. 2024 foi o ano em que se teve a menor percentagem de sempre de despesa contratada por ajuste directo (10,88%), com a larga maioria a ser efectuada por concurso público (72,37%)”, sublinhou o socialista, a concluir.

O 3.º Congresso da Transparência Municipal«, promovido pela Dyntra, deu a conhecer exemplos de boas práticas municipais e premiou as melhores câmaras municipais por distrito.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -