Banda de Alcochete promete espectáculo com muitas surpresas na tarde em que será inaugurado o auditório Maestro António Menino
O Fórum Cultural de Alcochete recebe neste domingo o concerto comemorativo do 127.º aniversário da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, numa dia que ficará marcado para a história, não só por ser um espectáculo em homenagem ao antigo maestro da Banda de Alcochete, mas também porque será a inauguração do Auditório António Menino.
O novo maestro da banda, Tiago Menino, assegura que o concerto de 9 de Março, marcado para as 17h30, será de homenagem, com a presença de grandes nomes, e com surpresas para todos aqueles que marcarem presença. Em declarações a O SETUBALENSE, o maestro explica que liderar este concerto, em memória a António Menino, é um sentimento “muito especial”. “Durante os últimos anos sempre tentámos aliar qualidade com tradição, trazendo o repertório que o público gosta”.
O músico aponta que este ano a banda tem a responsabilidade de “continuar esta ideia”, enaltecendo o legado que “tão bons frutos tem dado ao longo dos anos”. Relativamente ao que esperar do espetáculo, Tiago Menino explica que é um concerto que “irá celebrar uma pessoa e honrá-la de forma solene, mas próxima”.
Sobre os convidados, este concerto de celebração do aniversário da banda irá contar com presença do Maestro Mitchell Fennell, um dos melhores amigos de António Menino, sendo também apresentada a estreia da obra “Eternal Echoes: In memory of António Menino”, uma obra encomendada a Saül Gómez Soler e vão ainda existir algumas surpresas.
Ainda no âmbito das comemorações dos 127 anos da Restauração do Concelho, e no dia do concerto de aniversário da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, o município homenageia António Menino, reconhecendo o percurso de “excelência, dedicação e paixão pela música, e o legado indiscutível que deixou”.
Com esta homenagem, o executivo pretende “reforçar o compromisso com a valorização da cultura e da educação, prestando tributo a uma das figuras mais significativas” da história musical de Alcochete.
Sobre esta homenagem, Tiago Menino refere que o nome do seu pai e antigo maestro “sempre esteve ligado a qualidade, rigor, paixão”, sendo esses os sentimentos que se pretendem transmitir neste concerto de homenagem. “Com esta forma de honrar o nome do meu pai, de uma forma tão profunda e duradoura, cada vez que subirmos aquele palco, a responsabilidade será ainda mais acrescida, a vontade de fazer melhor estará bem presente dentro de cada um de nós, e teremos ainda mais uma oportunidade de recordar alguém tão especial para tantos”, atira.