Tuxa Negri foi eleita atleta do ano, Vítor Gonçalves escolhido para treinador do ano, e Fernando Margal arrecada Prémio Carreira
A vila de Alcochete recebeu a primeira edição da Gala do Desporto, onde foram reconhecidos os agentes desportivos que ao longo da vida e em particular no ano de 2024 tiveram um papel fundamental na actividade e desenvolvimento do desporto no concelho.
Os grandes vencedores desta primeira edição, que decorreu no Fórum Cultural de Alcochete, foram Tuxa Negri, eleita atleta do ano, Vítor Gonçalves, treinador do ano, e Fernando Margal, que arrecadou o Prémio Carreira.
Foi no passado sábado que a Gala do Desporto, um evento promovido pelo município de Alcochete, distinguiu Tuxa Negri, atleta de triatlo, como atleta do ano, após a atleta ter garantido em 2024 a qualificação para o Ironman Kona, prova que terá lugar no Havai.
O título de treinador do ano foi atribuído a Vítor Gonçalves, do Grupo Desportivo de Alcochete (GDA), após ter guiado os Juniores C à conquista do título distrital.
Já Joel Rodrigues, também presidente da Junta de Freguesia do Samouco, recebeu o prémio de árbitro do ano, pela sua performance enquanto árbitro de Paintball. Quando ao prémio de dirigente do ano foi atribuído a António Pinto, da Associação Desportiva de Alcochete (ADS).
Relativamente à vertente colectiva, a Real Alcochete — Associação Cultural e Desportiva foi galardoada com o prémio de associação desportiva do ano. O prémio de equipa do ano foi para o escalão de sub14 de Rugby do Grupo Desportivo Alcochetense. Já o Karaté — Vulcanense Futebol Clube foi premiado como modalidade do ano.
A distinção de evento do ano foi para o MEGA_ADS ConVida, sendo o prémio Selecção Nacional entregue a Rita Almeida, jogadora de futebol feminino da selecção Sub-19. Quanto ao prémio carreira terminou nas mãos de Fernando Margal, membro da direcção da ADS há mais de 15 anos.
Para o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, o desporto é muito mais que uma “mera” competição. “Cada atleta, treinador ou dirigente aqui presentes sabem que o caminho para o sucesso não se faz apenas de vitórias, mas também de esforço, sacrifício e muita resiliência”, afirmou. O autarca apelou a que esta Gala seja um “momento de celebração”, mas também um “momento de motivação para os desafios futuros”.
Presente nesta cerimónia esteve também a vereadora com o pelouro do Desporto, Maria de Fátima Soares, que destacou o município como reconhecedor do desporto como “factor de grande valor na sociedade”, reconhecimento esse que, no entender da autarca, “merece destaque e que visa distinguir os agentes desportivos que ao longo da sua vida e em particular no ano de 2024 tiveram um papel influente na evolução da actividade desportiva no concelho”.
No entender da autarca existe a necessidade de “legitimar o trabalho efectuado de forma altruísta e generosa” das associações. “Este é, sem sombra de dúvida, o melhor contexto para se formarem cidadãos responsáveis, batalhadores, saudáveis e resilientes”, atirou.