Gala do Desporto distingue João Cabeçadas com Prémio Carreira

Gala do Desporto distingue João Cabeçadas com Prémio Carreira

Gala do Desporto distingue João Cabeçadas com Prémio Carreira

Velocista Pedro Afonso e judoca Luísa Santos escolhidos como atletas do ano. Formação de ginástica do Vitória FC foi equipa do ano

Na 9.ª Gala do Desporto de Setúbal o velejador João Cabeçadas foi o escolhido para o Prémio Carreira, sendo o velocista Pedro Afonso e a judoca Luísa Santos eleitos como atletas do ano, enquanto a formação de ginástica do Vitória FC levou para casa a distinção de equipa do ano.

- PUB -

Na cerimónia, que celebra o mérito desportivo e homenageia os setubalenses que se mais se desatacaram no último ano, foram distinguidos 148 atletas, treinadores e equipas do concelho que foram campeões nacionais e internacionais, incluindo os 14 prémios por categoria.

João Cabeçadas, que foi apresentado como tendo “uma vida de dedicação, trabalho e entrega ao desporto”, nasceu a 4 de Fevereiro de 1961, em Setúbal, sendo considerado um dos maiores velejadores portugueses de sempre. O atleta realizou diversas travessias oceânicas e regatas off-shore, tendo participado em várias edições da Taça América, ganhando-a em 2003 e 2007 com a equipa Alinghi, e em três regatas à volta do mundo, com a vitória numa delas.

O grande vencedor foi embaixador da vela quando Setúbal foi Cidade Europeia do Desporto, em 2016, e distinguido com a Medalha da Cidade. João Cabeçadas agradeceu a Setúbal o reconhecimento, deixando a garantia que o facto de receber o Prémio Carreira não significa que a mesma tenha terminado.

- PUB -

“Estou envolvido num projecto com hydrofoils e noutro para dedicar mais tempo ao kitesurf. O Clube Naval Setubalense foi o berço, o Estuário do Sado foi onde cresci e os meus pais ensinaram-me a andar no mar e a respeitá-lo”, afirmou.

No seu discurso João Cabeçadas agradeceu à mulher e às duas filhas o apoio que lhe deram ao longo da carreira, assim como a algumas pessoas que foram importantes no seu percurso profissional.

Para André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, o vencedor do Prémio Carreira é “alguém que dedicou a sua vida ao desporto e se destacou pelo seu talento e mérito” e “um setubalense que ama a sua cidade e o seu rio, que é uma referência na sua área desportiva”.

- PUB -

Foram 148 os atletas distinguidos nesta cerimónia

Nesta gala, que teve lugar no Fórum Luísa Todi, foi atribuído o prémio de Atleta Masculino do Ano a Pedro Afonso, praticante de atletismo do Benfica. Em 2024 o jovem atleta foi campeão nacional de sub-18 nos 60 e 300 metros em pista coberta, com recordes. Já em representação do Vitória FC bateu o recorde nacional dos 200 metros, superando por sete centésimos uma marca que resistia desde 1998.

Também ao serviço do clube sadino, a judoca Luísa Santos, que em 2024 foi campeã nacional de juniores e sub-23 na categoria de -70kg e venceu vários opens em Portugal e na Europa, foi a Atleta Feminina do Ano.

Já os Atletas Esperança do Ano masculino e feminino foram o patinador João Cruz, vencedor da Taça da Europa de patinagem artística e campeão nacional de cadetes, e a nadadora Rita Brito, do Clube Naval Setubalense, campeã nacional de juvenis B nos 50 e 100 metros bruços.

Quanto aos prémios de Atleta de Desporto Adaptado masculino e feminino foram atribuídos ao canoísta do Clube de Canoagem de Setúbal Tomás Soares, campeão nacional de velocidade KL3 nos 200 e 500 metros em para-canoagem, e a remadora do Clube Naval Setubalense Sandra Pinto, campeã nacional de velocidade em remo adaptado na embarcação single-scull.

A formação de ginástica do Vitória FC, composta por Daniel Oliveira, João Oliveira, Filipe Lindo e Afonso Mendes, campeões nacionais em trampolim e em duplo minitrampolim, foi a Equipa do Ano.

Já Mário Narciso, vencedor da Liga Europeia com a selecção nacional de futebol de praia masculino, foi Treinador do Ano, a Academia Clube Rugby de Setúbal o Clube do Ano e António Santos, do Clube de Vela do Sado, o Dirigente do Ano.

Quanto ao prémio Evento Desportivo do Ano, este foi entregue à Setúbal Open Water Race, a prova de natação em águas abertas que em 2024 teve mais de 800 participantes. A Escola de Futebol Feminino de Setúbal recebeu o Prémio Especial, que pretendeu valorizar o papel importante que tem assumido no desenvolvimento do futebol.

João Augusto Cobra, de 21 anos, residente na Moita e mestrando em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário, no Instituto Piaget, recebeu o Prémio de Mérito Académico.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -