Carnaval vai estar ao rubro no concelho da Moita com mão cheia de desfiles além dos cortejos das escolas

Carnaval vai estar ao rubro no concelho da Moita com mão cheia de desfiles além dos cortejos das escolas

Carnaval vai estar ao rubro no concelho da Moita com mão cheia de desfiles além dos cortejos das escolas

ESUCA e SFRUA ultimam pormenores para celebrar a tradição com muita folia. Crianças abrem comemorações no dia 28

O Entrudo já começou a efervescer no concelho da Moita. Desde os pimpolhos (leia-se, pequenotes), dos estabelecimentos de ensino, até aos mais graúdos, do movimento associativo, são muitas as centenas que se preparam para dar corpo aos vários desfiles carnavalescos, que prometem levar às ruas muita cor e animação. A Escola de Samba Unidos do Clube das Arroteias (ESUCA), nos dias 1 e 3 de Março (à noite), e a Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense (SFRUA), nos dias 2 e 4 do mesmo mês (à tarde), vão protagonizar cortejos de tradição e folia, mas serão os mais novos a abrir as comemorações, já no próximo dia 28 (sexta-feira).

- PUB -

Promovido pela Junta da Moita, o desfile das escolas nesta freguesia tem início previsto para as 10 horas na zona envolvente à Praça de Toiros Daniel do Nascimento. Daí a criançada rumará à Avenida Dr. Teófilo Braga, passando pela Rua Miguel Bombarda e pelo Largo Conde Ferreira, terminando o cortejo no Pavilhão Municipal de Exposições, com direito a uma actuação no interior deste equipamento.

À mesma hora, tem lugar o desfile das escolas de Alhos Vedros, promovido pela respectiva Junta de Freguesia, que irá contar com as participações da ESUCA e da SFRUA, do Grupo Ousadia e ainda de um coelho gigante. A concentração vai fazer-se junto à creche “O Charlot” e o percurso do cortejo cumpre-se entre a Avenida Humberto Delgado e o Parque das Salinas. Está prevista a participação de crianças de nove instituições: CERCIMB; O Charlot; escolas básicas n.º 1 Bela Rosa, Quinta Fonte da Prata, n.º 2 Bairro Gouveia, e Barra Cheia; Jardim-de-Infância Nossa Senhora da Paz; Escola Jardim-de-Infância das Arroteias; e Centro Social Paroquial São Lourenço.

ESUCA e SFRUA levam Entrudo para outra dimensão

- PUB -

Os guardiões da ESUCA com a sua Rainha do Carnaval


Os cortejos das escolas são sempre um momento distintivo das comemorações carnavalescas, não só pelo envolvimento da comunidade educativa, pais e encarregados de educação como também (e sobretudo) pela participação especial dos seus principais protagonistas: as crianças, trajadas a rigor, emprestam sempre uma outra “magia” à tradição.

Uma “dimensão”magia” que estará, depois, ao rubro com os desfiles dirigidos e abertos à comunidade em geral, sustentados numa perspectiva de folia sem idades, assente em diferentes ingredientes, que remete os participantes para a verdadeira dimensão da festa do Carnaval.

A ESUCA assume nas Arroteias, logo no dia 1 de Março, pelas 21h30, o primeiro de uma mão cheia de desfiles “dos maiores”, que vão animar o concelho. Este ano, a ESUCA adopta “o futuro” como tema e promete levar às ruas cerca de 150 figurantes.

- PUB -

A escola de samba pretende dar a sua visão de como será o futuro. O desfile arranca com a comissão de abertura, a representar a criação do Universo, prossegue para o cenário futurista com a Porta Bandeira, Daniela Fonseca, e o Mestre Sala, Vandeir Melo, a representarem a galáxia, e com uma bateria de samba – com vestes de astronauta – comandada pelo Mestre Anderson e com Soraya Cristina como madrinha. Extra-terrestres, robots humanos, baianas de estrela da noite e um carro alegórico, a representar os seres de outros mundos, completam a proposta do desfile, que contará com a Miss Arroteias, Mariana Vieira.

A ESUCA vai desfilar ainda no dia 3 de Março nas Arroteias, pelas 20h30, e na Moita, a partir das 22 horas.

Já a SFRUA, também conhecida como a “Velhinha”, vai desfilar a 2 e 4 de Março, sempre pelas 15 horas, em Alhos Vedros. Os cortejos vão contar com as recém-eleitas Rainha do Carnaval de Alhos Vedros, Raina Azevedo, 1.ª Dama, Érica Silva, e 2.ª Dama, Beatriz Baleizão. A madrinha da bateria da SFRUA é Nana Banza.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -