Monumento abriu portas com os elogios do Presidente da República e ao som do Coral Luísa Todi
Depois de 32 anos encerrado, foi no ano passado que o Museu de Setúbal reabriu ao público, fechado pela degradação do Convento de Jesus, onde está instalado. Foi com os elogios do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao som do Coral Luísa Todi que este monumento abriu portas a 30 de Novembro de 2024.
O espaço do museu e todo o Convento de Jesus foram alvo de obras de reabilitação ao longo de mais de 12 anos pela Câmara Municipal de Setúbal, num investimento total de dez milhões de euros, com recurso a fundos comunitários.
O projecto permitiu musealizar todo o Convento de Jesus, transformando-o num equipamento cultural com um património artístico apresentado num circuito expositivo. As obras decorreram por fases desde 2012, sendo que a primeira, concluída em 2015, incidiu na recuperação estrutural de todo o convento, com execução da cobertura e restauro da ala poente.
A ala nascente e duas outras salas foram também intervencionadas e construiu-se um novo edifício para a área técnica do Museu de Setúbal, tendo ainda sido integralmente escorada a Sala do Coro Alto e Deambulatório, por apresentar sinais de degradação muito avançados. Na segunda fase do projecto, concluída em Outubro de 2020, foi executada toda a envolvente exterior do Convento, assim como o Deambulatório, a cafetaria, duas salas, a Sala da Roda e instalações sanitárias. A terceira fase foi concluída em Novembro do ano passado.
A cerimónia de reabertura decorreu a 30 de Novembro, com o Coral Luísa Todi a dar um concerto especial. No dia 8 de Dezembro Marcelo Rebelo de Sousa deixou os parabéns ao município, aos munícipes e a Portugal, classificando a reabertura como “um grande momento”.