ULSAR lança videoconsultas em Barreiro e Montijo para dar resposta a utentes sem médico de família

ULSAR lança videoconsultas em Barreiro e Montijo para dar resposta a utentes sem médico de família

ULSAR lança videoconsultas em Barreiro e Montijo para dar resposta a utentes sem médico de família

Projecto lançado no final do ano na Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira, Moita, foi agora alargado a Barreiro e Montijo

Videoconsultas de Medicina Geral e Familiar é a aposta da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) para dar resposta às dezenas de milhares de utentes sem médico de família atribuído. O projecto foi lançado a 25 de Novembro passado na nova Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira, na Moita, e implementado esta semana nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Barreiro e Montijo.

- PUB -

Na UCSP de Barreiro estão registados cerca de 21 mil e 700 utentes sem médico de família, num universo de 23 mil inscritos, ao passo que na UCSP do Montijo existem quase 18 mil sem médico atribuído, de entre um total à volta de 24 mil e 800 utentes, revela a ULSAR.

Agora, em cada uma destas UCSP são disponibilizadas 17 videoconsultas diárias, no período compreendido entre as 14 e as 20 horas, que obrigam à presença dos utentes.

“Previamente à consulta médica, todos os utentes terão acesso a uma consulta presencial de enfermagem. Contam, igualmente, com o apoio presencial e encaminhamento dedicado de assistente técnico e assistente operacional”, explica, em comunicado, a ULSAR sobre o processo, que assenta no atendimento médico à distância (por vídeo).

- PUB -

Citada no mesmo comunicado, Anabela Ribeiro, directora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários da ULSAR, justifica a aposta da implementação deste modelo de consultas médicas nas referidas unidades de Barreiro e Montijo.

“Depois do sucesso deste projecto na Unidade da Baixa da Banheira, foi para nós uma decisão óbvia alargar este modelo a outras unidades da nossa área de abrangência, onde existe falta de médicos de família, problema que é transversal em toda a região de Lisboa e Vale do Tejo”, defende a responsável.

De 25 de Novembro (quando foi lançado o projecto) até final de Dezembro foram realizadas na Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira – que foi inaugurada em Julho último – 609 videoconsultas, avança a ULSAR, a concluir.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -