Nova Unidade de Cuidados Intensivos Intermédios está equipada com novas e modernas instalações e tecnologia de última geração
O Hospital da Luz Setúbal inaugurou esta quarta-feira uma renovada Unidade de Cuidados Intensivos Intermédios (UCII). O novo equipamento funciona agora em novas e modernas instalações com uma equipa de profissionais alargada.
A UCII tem disponíveis cinco camas de cuidados intermédios e duas de cuidados intensivos. A unidade está equipada com tecnologia de última geração.
Patrícia Patrício, médica de medicina interna e intensiva, é responsável pela unidade e considera que a nova UCII “é um avanço claro na quantidade e qualidade de serviços que agora vamos ter. É um local, por definição, onde se trata o doente mais instável, que normalmente se chama doente crítico. Isto quer dizer que nós podemos dar um apoio diferente aos utentes mais doentes que o hospital já tinha. Podemos receber mais doentes e continuar e fazer um acompanhamento em etapas diferentes, algo que anteriormente não tínhamos capacidade para o fazer”.
Isabel Vaz, CEO do Hospital da Luz, frisou que este investimento não é “contra o sector público, mas sim complementar. Este é um investimento para a cidade de Setúbal e marca também uma primeira pedra no investimento que vamos continuar a fazer na região. Não podemos ignorar o crescimento gigante que se está a verificar em todo o mundo, e Portugal não é excepção, na necessidade de cuidados de saúde e de profissionais a trabalharem em sítios bem organizados para conseguirem fazer bem aquilo para que estudaram e dedicaram a sua vida”.
Cristina Fezas Vital, administradora do Hospital da Luz Setúbal destacou o impacto que a nova UCII vai ter interna e exteriormente. “Este momento simboliza um acto significativo para o nosso hospital e para a comunidade que servimos. Reforça o compromisso com os nossos profissionais capacitando o hospital para realizar cirurgias mais complexas e cuidar do doente crítico, assim como os nossos clientes, familiares e todos aqueles que nos procuram facilitando a proximidade em situações mais críticas”.
Presente na inauguração da UCII, o Cardeal e Bispo de Setúbal, Américo Aguiar, apadrinhou as novas instalações. Elogiou e incentivou todos os elementos que fazem parte da estrutura e destacou o papel desta unidade hospitalar na região para resolver os problemas que o sector da saúde enfrenta. “Nesta área da saúde temos de afastar fantasmas ideológicos e outros. Temos de resolver este assunto juntos, todos contam. Portugal tem os melhores profissionais do mundo, mas são poucos. Para encontrar as melhores soluções a complementaridade faz sentido naquilo que significa a iniciativa privada e o dever e obrigação do Estado em providenciar os serviços de saúde para os seus concidadãos”.
Presente também nesta cerimónia, André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, mostrou a sua satisfação com este investimento da administração do Hospital da Luz Setúbal. “Porque nós vivemos tempos muito difíceis no sector da saúde e a nossa região não é excepção, também acho que a complementaridade é essencial. No devido tempo tive a oportunidade, e a necessidade, de dizer ao anterior ministro da Saúde que, se em Setúbal não existisse o Hospital da Luz, nós, Câmara Municipal, tínhamos ido muito além daquilo que fomos nas iniciativas que tomámos porque o Hospital de Setúbal não dava resposta às necessidades das populações. Sem dúvida que este hospital presta aqui um serviço extraordinário e de grande importância para a nossa população”.