Luís Ramos e Sara Ramos, pai e filha, desenvolvem actividade na Quinta do Conde e na Baixa da Banheira a partir dos quatro e cinco anos, sem limite de idade
Integrados na AKS – Associação de Karaté Shoto, Luís Ramos e Sara Ramos desenvolvem um trabalho que visa promover a prática do Karaté Shotokan como desporto acessível a todas as idades, fomentando o desenvolvimento físico, mental e social dos praticantes. O objectivo é transmitir valores como disciplina, respeito, autoconfiança e superação, formando atletas preparados para desafios desportivos e para a vida.
Em 2010 iniciaram na Quinta do Conde a secção de Karate da UDRQC (União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde). Em 2024 avançaram com um segundo dojo, o BXB – Karaté, actividade que desenvolvem nas instalações da União Alentejana da Baixa da Banheira. Os Mestres Luís Ramos, treinador de Grau II e Sara Ramos, treinadora de Grau I e ex-atleta de competição, que integrou a Selecção Nacional, e que conta com palmarés invejável, inclusivé variados títulos de campeã nacional, são os responsáveis para passar a técnica, a disciplina e os valores do Karaté.
A aprendizagem desta modalidade está disponível a partir dos quatro e cinco anos, sem limite de idade. Estes dois Mestres fazem um breve balanço do trabalho desenvolvido que classificam como “bastante positivo e gratificante”, destacando a introdução na UDRQC de uma classe destinada às crianças mais pequenas. “Foi um marco importante”. Esta turma “kids” revelou-se “essencial para responder à crescente procura por actividades desportivas para idades precoces, proporcionando uma abordagem lúdica, mas alinhada com os princípios do Karaté tradicional. Este modelo tem permitido preparar os mais novos para o verdadeiro percurso do karateca”. Já na Baixa da Banheira estão a ser dados os primeiros passos. “O entusiasmo inicial dos praticantes e o apoio da comunidade local deixam antever um futuro promissor”.
Com o novo ano também a dar os primeiros passos os projectos traçados no inicio da época (Setembro 2024) estão em franco desenvolvimento, para a época estão previstos três estágios, focados em técnicas e filosofia do Karaté. A participação em vários torneios, dois dos quais são eventos anuais promovidos pela própria AKS, são torneios solidários, com o objectivo de angariar fundos para causas sociais.
No passado dia 15 de Dezembro decorreu mais um torneio solidário no Pavilhão Municipal da Quinta do Conde, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e da UDRQC em prol das crianças apoiadas pelo Centro Comunitário da Quinta do Conde. Estão ainda previstas participações com demonstrações em datas festivas a convite quer das sociedades/colectividades, juntas de Freguesia ou eventos pontuais.
Através destas iniciativas, o objectivo é o de “continuar a incentivar o crescimento do Karaté enquanto desporto e filosofia de vida”. Para os interessados em iniciar a sua aprendizagem no mundo do Karaté na Quinta do Conde a AKS está na União Desportiva e Recreativa Quinta do Conde que fica Rua Gama Pinto, Lote 185. E na Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana na rua Padre José Feliciano, n.º 43, Baixa da Banheira Quanto aos horários, na UDRQC – Quinta do Conde terças e quintas: 18h15 – Kids (dos quatro aos oito anos). 19h00 – a partir dos oito anos e adultos. Na UA – União Alentejana – Baixa da Banheira: segundas e quartas, 19h00 – classe única a partir dos cinco anos e adultos.