Celebrações dos 50 anos de vida englobam arruada, encontro de bandas, sessão solene e concertos no dia 11 de Janeiro
A Banda Musical do Rosário e a respectiva Charanga Huga-Huga preparam-se para comemorar meio século de história. Completam 50 anos a 11 de Janeiro próximo e para assinalar as bodas de ouro levam a efeito um conjunto de iniciativas, que arrancam logo pelo início dessa madrugada.
“O Huga-Huga, tradição secular do Rosário que permanece salvaguardada pela Charanga Huga-Huga, sairá pelas 00h00 desse sábado, 11 de Janeiro, como forma de abertura das festividades, trazendo o povo para a rua”, revela a direcção da Banda do Rosário, em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.
As comemorações da data redonda prosseguirão ao longo de todo o dia, com a manhã a ficar reservada para actuações musicais. Para as 10h30 está agendado um encontro de bandas, que irá juntar a Banda Musical do Rosário e a Banda Filarmónica da Academia Musical União e Trabalho (AMUT) de Sarilhos Grandes. As duas filarmónicas vão desfilar pelas principais ruas da freguesia, com paragem obrigatória no Coreto José Fernando de Castro Mateus, seguindo-se um convívio no antigo posto de depuração de ostras do Tejo, também no Rosário.
A tarde inicia-se com a realização da sessão solene, pelas 15h30, momento alto das celebrações, não só pelo significado que a cerimónia encerra em si como também pelas distinções que vão ser atribuídas. De acordo com a direcção da Banda do Rosário, vão ser homenageados ex-músicos e personalidades que contribuíram para o engrandecimento da história da referida filarmónica. A sessão terá lugar no espaço Ostras do Tejo, localizado na Rua da Cidla.
O programa comemorativo terá depois continuidade com concertos das bandas filarmónicas, no mesmo local. O início das actuações está previsto para as 17 horas. Duas horas mais tarde, o tradicional corte do bolo de aniversário, “regado” a champanhe, marcará o encerramento das comemorações.
Fundada a 11 de Janeiro de 1975, a Banda Musical do Rosário é a banda filarmónica mais antiga do concelho da Moita.