Projecto do centro comunitário da União das Freguesias de Setúbal levou conforto aos mais pequenos, semanas antes de se comemorar o Natal
As crianças internadas na Unidade Pediátrica do Hospital de São Bernardo estão agora mais confortáveis graças ao gesto das voluntárias da oficina “Gestos de Amor”, que levaram aos mais pequenos “dezenas de almofadas criadas para trazer conforto e alegria a mais de uma dezena de crianças internadas”.
Durante a acção Fátima Silveirinha, do executivo da União das Freguesias de Setúbal, esteve presente e explicou que a entrega “ocorre num momento difícil para o serviço hospitalar, nomeadamente no serviço de urgências” o que demonstra preocupação pelo facto de “ao longo dos últimos meses, as urgências pediátricas estarem encerradas dois fins-de-semana por mês, e de num período de elevada afluência ao serviço de urgências”. Uma situação que, segundo Luís Pombo, presidente da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA), vai melhorar a partir de Janeiro de 2025.
O director clínico de cuidados hospitalares, Dr. Nuno Marques, a directora do serviço de pediatria, Dra. Isabel Raminhos, e, o Dr. João Santos, vogal do conselho de administração da ULS, também se fizeram presentes na iniciativa, bem como a coordenadora do centro comunitário, Cátia Silva.
“O nosso objectivo é criar sorrisos”, expressou uma das voluntárias durante a iniciativa solidária, como se lê em nota de Imprensa daquela junta de freguesia.
O projecto, promovido pelo Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, tem levado a cabo várias acções de caridade, nomeadamente com a “realização de ursinhos para a angariação de fundos da Associação Nacional de Síndrome de Intestino Curto” ou “produção de enxovais para futuras mães em situação vulnerável, a criação de almofadas para minimizar o impacte do uso de cadeiras de rodas e, mais recentemente o envio de cem bonecas para as crianças de São Tomé”.