O Galitos e o GDESSA, as equipas da região que disputam as competições profissionais de basquetebol, venceram os jogos que disputaram no passado fim de semana, enquanto as equipas que disputam a Proliga foram derrotadas.
O Galitos recebeu e venceu o Queluz, por 100-84, num jogo em que revelou melhor eficácia, sobretudo na primeira parte que terminou com 15 pontos de vantagem, no primeiro período venceu por 30-19 e no segundo voltou a vencer por 26-22. A segunda parte decorreu de forma mais equilibrada com a equipa de Queluz a vencer o terceiro período por 24-18 e o Galitos a impor-se nos derradeiros 10 minutos com um parcial de 26-19. Elijah Cadden, com 26 pontos, quatro ressaltos, cinco assistências, quatro roubos de bola e um desarme de lançamento, foi o jogador que mais se destacou na equipa do Barreiro com uma valorização de 32 pontos.
A equipa treinada por Pedro Oliveira, que ocupa neste momento o sexto lugar da tabela classificativa, volta a jogar no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho na próxima jornada que se disputa no sábado, dia 7 de Dezembro, às 18 horas, defrontando o Vitória de Guimarães.
GDESSA vence Sanjoanense
Na Liga Feminina o GDESSA também venceu, neste caso, a Sanjoanense, por 80-76, num jogo que foi extremamente disputado. Na primeira parte foi a equipa de São João da Madeira que terminou na frente mas apenas com um ponto de vantagem 43-42, fruto dos parciais de 16-18 e 26-26. No regresso dos balneários voltou a registar-se uma igualdade, ficando a decisão adiada para o último período onde o GDESSA se impôs com o parcial de 21-15, que deixou a equipa do Barreiro com 4 pontos de vantagem. Maianca Umabano quem mais se destacou na equipa com 23 pontos, nove ressaltos e uma assistência. Com esta vitória o GDESSA ascendeu ao quarto lugar da tabela classificativa.
A competição prossegue esta noite com a deslocação da equipa a Aveiro para defrontar o Galitos, às 20h 15m, e, no próximo sábado, volta a jogar desta vez na Quinta dos Lombos, às 18h 30m.
Barreirense e Basket Santo André perdem na Proliga
Na Proliga as equipas da região não tiveram sorte e foram ambas derrotadas, o Barreirense por dois pontos em Albufeira no jogo disputou com o Imortal e o Basket Santo André, por quatro pontos, na partida realizada em casa com o Portimonense.
Em Albufeira, o Barreirense terminou a primeira parte em vantagem fruto de uma igualdade a 17 pontos no primeiro período e uma vitória no segundo, por 22-13, resultando daí uma vantagem de 9 pontos ao intervalo. Na segunda parte o Imortal venceu o terceiro período por 10 pontos, passando para a frente do marcador por um ponto que foi recuperado no último período pelo Barreirense, tendo o jogo terminado empatado (67-67). No prolongamento os algarvios foram melhores (9-7) e chamaram assim o triunfo. Micah Down com 36 pontos, 10 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola, foi o jogador que mais se destacou na equipa do Barreirense.
Em Vila Nova de Santo André a equipa local que jogou com o Portimonense foi para o intervalo a perder por três pontos de diferença (36-33). Na segunda parte voltou a perder, desta vez por um ponto, terminando o jogo com menos quatro pontos (75-79). Amarilson Lopes foi o jogador que mais se evidenciou com 19 pontos, quatro ressaltos, duas assistências e três roubos de bola.
Na classificação o Basket Santo André reparte o primeiro lugar com o CAB Madeira e o Barreirense, que tem menos um jogo, está na sezta posição. No sábado realiza-se a próxima jornada que vai levar a equipa do litoral alentejano aos Açores para defrontar o Lusitânia (14h 30m) enquanto o Barreirense joga no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, às 15 horas.