Numa partida de sentido único, o líder Vitória goleou este domingo de tarde o Trafaria, por 7-0, em partida da 9.ª jornada do campeonato da 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Setúbal (AFS). Catarino, autor de um ‘poker’ no encontro realizado no Estádio do Bonfim, foi a figura do jogo em que China, Kiko e Diogo Ferreira também inscreveram os seus nomes na lista de marcadores do jogo.
Frente ao último classificado da competição, como era expectável, a superioridade da turma setubalense foi uma realidade desde o apito inicial. A resistência do conjunto do concelho de Almada durou 13 minutos, momento em que o médio China fez o 1-0 num remate forte de fora da área, que surpreendeu o guardião João Ribeiro, que, mesmo tendo sido traído por um ressalto da bola na relva, poderia ter feito melhor na abordagem ao lance.
Os 1514 adeptos que marcaram ontem presença no estádio continuaram a ver a bola rondar a baliza do Trafaria que só não sofreu novo golo aos 22 minutos porque o cabeceamento de Catarino saiu a rasar o poste direito da baliza. Aos 25, foi a vez de Leo Chão, que já tinha assistido o colega na jogada anterior, a disparar para uma defesa atenta do guarda-redes João Ribeiro.
Volvido um minuto, sem surpresa, os verdes e brancos ampliaram para 2-0. Na sequência de um canto cobrado por China, a bola chegou ao ‘miolo’ da área onde surgiu Catarino, de cabeça, a desviar, ampliando a vantagem dos setubalenses. À meia hora de jogo, o Vitória beneficiou de um penálti e Catarino, melhor marcador da equipa, não vacilou da marca dos 11 metros, fazendo o 3-0 para a equipa.
Já sem Pimenta no meio-campo – saiu lesionado e para o seu lugar entrou Ayrton –, os comandados de Paulo Martins continuaram a ser senhores do jogo. Aos 37 foi a vez de Tiago Nunes cruzar na direita para um cabeceamento de Gui que saiu sobre a trave. Aos 42, foi a vez de Ayrton ser perdulário em zona de finalização. O atacante galgou metros e, só com guardião contrário pela frente, rematou ao lado do poste esquerdo.
Mais inspirado que o colega do sector ofensivo esteve Catarino que, aos 43, apontou o melhor golo da tarde, fazendo o ‘hat-trick’ e o 4-0 da sua equipa ainda antes do árbitro apitar para o intervalo. O goleador-mor da prova não deu aí por terminado seu contributo no resultado. Aos 48, depois de um cruzamento longo de Ayrton na direita para o segundo poste, o atacante cabeceou para o 5-0, fazendo o seu primeiro ‘poker’ da temporada.
Ainda antes da hora de jogo – aos 58 minutos –, Catarino, que soma agora 14 golos no campeonato da 2.ª divisão da AFS, foi substituído numa altura em que outros dois atletas (China e Walter Sá) também deixaram o campo para permitir a entrada de Diogo Gomes, Kiko e Diogo Ferreira, sendo que estes dois últimos também viriam a ‘facturar’ no Bonfim.
Aos 61, Kiko fez o 6-0 num lance em que apenas teve de encostar para o golo, após lance na esquerda em que intervieram Diogo Gomes e Ayrton. Sem argumentos para contrariar a supremacia vitoriana, o Trafaria só aos 71 minutos, num livre directo marcado pelo capitão Tiago Alexandre pôs à prova pela primeira vez o estreante Rodrigo Gomes, que substituiu o habitual dono da baliza Pardana e defendeu com facilidade o remate.
Antes de estarem cumpridos os 90 minutos, destacamos dois lances de perigo junto das balizas. Aos 74, o vitoriano Kiko ficou perto de bisar num cabeceamento ao ferro da baliza defendida por João Ribeiro. Aos 80, na área contrária, na melhor oportunidade do Trafaria em todo o encontro para fazer o tento de honra no Bonfim, João Pires rematou sobre a trave, após livre.
Já em período de compensação, aos 90+2, os setubalenses conseguiram voltar a marcar, estabelecendo o resultado final em 7-0 graças ao golo de Diogo Ferreira, jogador que recebeu a bola no interior da área, depois de assistência vinda da esquerda, e, num remate com o pé-direito, fuzilou o guarda-redes do Trafaria, que saiu de Setúbal com uma pesada derrota, mas, ainda assim, por números inferiores aos que o Vitória tinha aplicado na ronda anterior na casa do Barreirense B (9-0).
Refira-se que em relação à partida de há uma semana, no Barreiro, o técnico Paulo Martins fez duas mudanças no onze, lançando Rodrigo Gomes e Tiago Nunes nos lugares de Pardana e Henrique Abrantes, respectivamente. De início, os verdes e brancos actuaram com: Rodrigo Gomes, Tiago Nunes, Gui, Fábio Delgado, Heta, Nuno Borges, China, Pimenta, Walter Sá, Catarino e Leo Chão.