O Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (Barreiro) deslocou-se no domingo passado a Vagos onde defrontou a equipa local, em jogo relativo à sétima jornada da fase regular da Liga Feminina de Basquetebol, que venceu por margem confortável.
A equipa de Vagos que seguia e segue na última posição e ainda não tinha obtido qualquer vitória na competição sofreu mais uma derrota perante uma equipa que foi claramente superior em todos os aspetos.
O GDESSA entrou muito bem no jogo e venceu o primeiro período por 28-9, o segundo decorreu de forma mais equilibrada mas ainda assim foi a equipa do Barreiro que voltou a vencer, desta feita por 17-15, saindo para o intervalo com 21 pontos de vantagem (45-24). A segunda parte não foi tão desnivelada como a primeira mas ainda assim a equipa da margem sul do Tejo andou sempre na frente do marcador, obtendo desta forma uma vitória que não deixa qualquer margem para dúvidas (53-78).
Dayna Rouse com 21 pontos foi a melhor marcadora da equipa mas quem obteve maior valorização foi Joana Lopes que conseguiu fazer 15 pontos, ganhou um ressalto, fez duas assistências e foi protagonista de 4 roubos de bola.
Com esta vitória o GDESSA subiu ao quinto lugar da tabela classificativa e na próxima jornada, que se disputa a 1 de Dezembro, joga, às 15 horas, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho com a Sanjoanense.
Basket Santo André vence CAB Madeira em jogo antecipado
Na Proliga, o Basket Santo André defrontou o CAB Madeira no Pavilhão Municipal Padre Amadeu Pinto em jogo antecipado da 12.ª jornada, que venceu por 80-77.
O jogo decorreu de forma equilibrada com a equipa do litoral alentejano a estar melhor na primeira parte e a formação madeirense na segunda metade, resultando daí uma igualdade (66-66) no final do tempo regulamentar havendo por isso mesmo necessidade de se recorrer a prolongamento onde a equipa do litoral alentejano se impôs, vencendo por 14-11.
Brian Free com 25 pontos, sete ressaltos, cinco assistências e quatro roubos de bola foi o jogador que melhor rendimento teve. No próximo fim de semana a equipa de Vila Nova de Santo André recebe o Portimonense, no sábado, às 17 horas, e o Barreirense desloca-se a Albufeira para defrontar a equipa sub 23 do Imortal, às 15h 30m de domingo.
Seixal comanda segunda divisão
Fazendo uma incursão pela 1.ª Divisão Nacional onde, na zona sul, participam duas equipas da nossa região. Na jornada do último fim de semana, a sexta jornada, o Scalipus venceu o Atlético, por 68-66. Na classificação o BAC (Almada) segue em terceiro lugar com 9 pontos e Scalipus na sexta posição com sete.
Na 2.ª Divisão (zona sul) será de destacar o excelente desempenho das equipas da nossa região que ocupam os primeiros lugares. O Seixal comanda com 13 pontos logo seguido do Montijo Basket, Barreirense (Sub-23) e Real Clube Vale de Cavala, todos com 12 pontos. O Galitos (Sub-23) está em sexto lugar com 9 pontos.
Na jornada do último fim de semana os resultados foram os seguintes: GD André Resende (Évora) 47 Barreirense (Sub-23) 62; Montijo Basket 48 Seixal 76; Vale de Cavala 76 Galitos (Sub-23) 63.
Próxima jornada (sábado): Vale de Cavala – Montijo Basket (18h 30m); Galitos (sub-23) – Barreirense (sub-23), às 20h 30m no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho; no domingo, AJES (Estremoz) – Seixal, às 16 horas.