Celebrar a juventude e o talento emergente nas artes urbanas, entre amanhã e domingo
Entre amanhã, sexta-feira, e domingo, a Romeira vai ser agitada pelo Festival Cultura Crua, que acontece pela primeira vez no concelho de Almada, e vai celebrar a juventude e o talento emergente nas artes urbanas.
A Romeira, na zona antiga da Cova da Piedade, vai ser o palco de uma Graffiti Jam e de um desfile de moda com criações de novos designers feitas por e para quem vive a cultura urbana. Ligado à moda e à arte urbana, o Bazar Street Fashion terá à disposição streetwear e ilustrações para ver e comprar.
No Graffiti Jam vai estar a crew da Vandal Paradise e com ‘malta’ criativa de Almada, vão transformar os muros em autênticas obras de arte. Uma iniciativa que chama à participação de quem quiser assistir à magia das tintas a darem vida à cidade.
Na Street Fashion, o desfile vai trazer a moda das ruas para o spotlight. O estilo urbano vai brilhar com criações autênticas e cheias de atitude dos novos designers, influenciados pela vibe do underground.
O Bazar Street Fashion é a uma oportunidade de ver e comprar peças incríveis de artistas e criadores independentes. Desde ilustrações a streetwear brutal, há de tudo para quem vive e respira o espírito das ruas.
Na música vão actuar Moria, Orteum, Geta, Silab, Mura, Darksunn, Pestana e Na Zona.
Entretanto, se surgir aquela fome, a opção é passar pela zona de Food Trucks.
“O Festival Cultura Crua promete ser um ponto de encontro de quem curte arte urbana, música e moda com alma”, refere a Câmara de Almada.
A bombar de manhã à noite
8 de Novembro
21h30 – Moria (Marta Cardoso)
Artista que apresentará seu novo EP “É FDD.”, com uma sonoridade old school que remete ao melhor do hip-hop clássico. Como destacou o Jornal de Notícias em Outubro de 2024: “Este trabalho reflecte o que há de mais autêntico na cena hip-hop actual”.
22h30 – Orteum
Um colectivo formado pelos MCs Tilt, Nero e Mass, conhecido pelo seu impacto no cenário do Hip-Hop underground português. Desde o lançamento da “ORTEUM Mixtape” em 2014, demonstram que o underground continua vivo e vibrante, representando um verdadeiro manifesto do hip-hop.
9 de Novembro
10h00 às 18h00 – Bazar Street Market
12h00 às 20h00 – Graffiti Jam
14h30 – Street Fashion
17h00 – 00h00 – Concertos
17h00 – Geta| 17h00
18h45 – Silab
19h45 – Mura
20h30 – Darksunn
21h45 – Pestana
22h45 – Na Zona
23h30 – Geta
10 Novembro
14h00 às 20h00 – Graffiti Jam