Situado no Hospital de São Bernardo este já a acolher uma exposição cujo tema principal são os cuidados paliativos pediátricos e de adultos
No âmbito do Mês dos Cuidados Paliativos a Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) inaugurou, recentemente, a Sala Oliveira que acolhe, casais que enfrentam ou enfrentaram a perda gestacional.
A homenagem ao Dia Internacional da Perda Gestacional pretende “aprofundar o diálogo em torno dos cuidados paliativos” e, ao mesmo tempo, reforçar “a humanização dos cuidados de saúde, ao proporcionar um ambiente de acolhimento e apoio emocional para famílias em momentos de luto”, segundo explicam em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.
A Sala Oliveira, situada no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, já está a acolher uma exposição cujo tema principal são os cuidados paliativos pediátricos e de adultos, em vários testemunhos e fotografias – de familiares dos utentes e profissionais de saúde – que mostram o “impacto dos cuidados paliativos no quotidiano”.
Promover este tipo de cuidados, e mostrar-se presente nas várias fases da vida dos utentes, é um dos esforços da ULSA que quer reafirmar “o papel de destaque na comunidade, investindo na humanização dos cuidados e na criação de um ambiente de apoio para todos, em qualquer etapa do percurso de saúde”.
Também para isto, e no sentido de explicar que estão comprometidos com a oferta de assistência digna e empática aos doentes e famílias, a ULSA juntou-se à campanha internacional #HatsOn4CPC que acompanha pessoas “em fases de vida particularmente sensíveis”.