O Vitória defronta domingo, pelas 15:30 horas, o Juventude Melidense, no Estádio do Bonfim, em partida da 4.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital de seniores masculinos da Associação de Futebol de Setúbal (AFS). Além do objectivo de somarem o quarto triunfo da época e seguirem 100 por cento vitoriosos na competição, os sadinos vão tentar atingir a barreira dos dois mil adeptos no duelo com os alentejanos.
Depois de há duas semanas 1812 espectadores terem assistido à estreia da equipa nos jogos em casa diante do Paio Pires (triunfo por 1-0), a expectativa entre os responsáveis setubalenses é de que a registo de 13 de Outubro possa ser ultrapassado. Com objectivo de se formarem longas filas nos momentos que antecedem o jogo, o clube solicita que aos associados que adquiram os seus ingressos durante a semana na Gestão de Sócios.
Tal como aconteceu na partida anterior em Setúbal, com o Paio Pires como oponente, os bilhetes terão um custo de 2,5€ para sócios (com quotização em dia) e 5€ para não sócios. Os portadortes de bilhetes de associado farão a sua entrada pelas portas 7 e 12, enquanto os adeptos do Vitória que não são sócios podem fazê-lo pela porta 7 e os adeptos do Melidense pela porta 8, informou o clube.
Com três triunfos em igual número de jornadas, o plantel comandado por Paulo Martins tem em todos os jogos, tanto em casa como fora de portas, contado com muito apoio do 12.º jogador. A comprová-lo, tal como já tinha acontecido na ronda inaugural do campeonato no reduto do Samouquense, centenas de adeptos vitorianos rumaram domingo a Alcácer do Sal para apoiar a equipa.
Após a goleada (5-1) aplicada no Alentejo ao União Futebol Clube dos Bairros Olival Queimado e São João, o Vitória volta no domingo a actuar no Bonfim, desta vez diante do Juventude Melidense. Tal como os sadinos, o emblema de Melides, actual 8.º classificado da tabela, também chega a este jogo, referente à 4.ª jornada, motivado pela goleada (4-0) obtida na ronda anterior frente ao Vinhense.
Do lado dos verdes e brancos o ânimo também está em alta, tanto a nível colectivo como individual. Que o diga o avançado Ayrton, autor de dois golos no embate travado no fim-de-semana em Alcácer do Sal. Além dos tentos apontados na ronda passada, o atleta, de 29 anos, já tinha contribuído com um golo no èxito (2-0) com o Samouquense. O jogador que em 2023/24 representou o Pinhalnovense e o Oriental Dragon soma três golos no total e lidera a lista de artilheiros dos setubalenses.
Graças aos ‘bis’ que fez diante do UFC dos Bairros Olival Queimado e São João, o defesa Gui também está no top três de melhores marcadores dos sadinos até ao momento. O jovem, de 21 anos, formado na ‘cantera’ vitoriana, tem os mesmos dois golos no campeonato que Catarino, atacante que ‘facturou’ no domingo de penálti e também já tinha marcado na 1.ª jornada no Samouco.
Leonardo Duarte (17 anos) é o benjamim do plantel
Do plantel actual do Vitória vários jogadores têm-se destacado por diferentes motivos. No caso de Leonardo Duarte a tenra idade do atleta salta à vista, uma vez que tem 17 anos de idade e tem o estatuto de ‘benjamin’ da equipa sénior. Nascido a 26 de Setembro de 2007 – festejou o aniversário há menos de um mês – o médio já contabiliza duas partidas oficiais pelos setubalenses no campeonato.
Depois de ter iniciado a temporada nos sub-19, o médio começou a participar nos trabalhos da equipa principal e aos poucos tem vindo a ganhar o seu espaço. O treinador Paulo Martins utilizou o jovem atleta pela primeira vez a 6 de Outubro, dia em que os sadinos defrontaram o Samouquense. Aos 83 minutos, Leonardo Duarte, ainda como júnior de primeiro ano, substituiu Catarino e viveu, 10 dias depois de ter completada 17 anos, um dia inesquecível.
Na ronda seguinte, o médio voltou a merecer a confiança de Paulo Martins que voltou a utilizar o atleta que começou o jogo no banco de suplentes. Desta vez, frente ao Paio Pires, o jovem entrou, também na recta final do encontro (84 minutos), para o lugar de Ayrton. Apesar de não ter saído do banco de suplentes no fim-de-semana em Alcácer do Sal, Leonardo Duarte voltou a estar entre os convocados.
Domingo, na recepção ao Melidense, o atleta espera voltar a ter nova oportunidade de ir a jogo de forma a evoluir e entrosar-se cada vez mais numa equipa em que é o mais jovem, à frente do guarda-redes Rodrigo Gomes (18 anos). Entretanto, o departamento de Formação dos vitorianos fez questão de assinalar a estreia do jovem pela equipa principal. “Continua a ser este o nosso caminho e um dos objectivos da nossa Formação, que os nossos atletas cheguem aos mais elevados níveis competitivos e possamos formar jogadores para a equipa principal do clube”.