Atleta do Vale da Amoreira está de regresso aos campos, com os Boston Celtics, para voltar a espalhar a magia da NBA
Neemias Queta e os Boston Celtics preparam defesa do título da NBA, conquistado na última temporada e que fez do atleta do Vale da Amoreira o primeiro português a vencer a National Basketball Association. Foram longos meses sem a magia da NBA para acompanhar, que está prestes a acabar. A maior prova de Basquetebol estará de volta na noite da terça-feira, 22 de outubro para a quarta 23, com o campeão em título a receber os Knicks.
As maiores estrelas da modalidade preparam-se para regressar, desde Victor Wembanyama, Nikola Jokic, Luka Doncic, ou ainda Shai Gilgeous-Alexander. O defeso foi animado e prometem um dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos. A seguir, analisamos os principais favoritos, os candidatos ao MVP e outros fatores que podem definir o rumo desta temporada.
Datas a reter para a NBA 2024-2025
Se segue de perto a NBA, deve estar atento às datas que não deve esquecer. Aqui ficam algumas delas:
- Início da fase regular: 22 de outubro, com os jogos Boston Celtics – New York Knicks e Los Angeles Lakers – Minnesota Timberwolves
- Emirates NBA Cup: 12 de novembro a 17 de dezembro (final em Las Vegas)
Dia de Natal: 5 embates: Knicks-Spurs; Mavericks-Timberwolves; Celtics-Sixers; Warriors-Lakers e Suns-Nuggets
- NBA All Star 2025: 14 a 16 de fevereiro em São Francisco
- Torneio Play-in: 15 a 17 de abril
- Início dos Playoffs: 19 de abril
- Finais da NBA: início a 5 de junho
Quais são as expectativas para a temporada?
Se olharmos às últimas edições da NBA, realmente encontrar candidatos à conquista do anel torna-se complicado. De facto, nas últimas seis temporadas, esta competição foi vencida por seis franquias diferentes, a última das quais pelos Boston Celtics do poste português Neemias Queta, atleta de 25 anos natural do Barreiro.
Deste modo, definir um grande favorito rumo ao troféu Larry O’Brien é uma missão muito complicada, ou mesmo impossível. Pelo menos, antes da fase regular da prova ter começado. Mesmo assim, os próprios Boston Celtics, que continuam com o mesmo plantel, mantendo assim o cinco inicial da temporada passada (White, Jrue, Brown, Tatum e Horford/Porzingis), partem com vantagem segundo a Betano Portugal e as probabilidades apresentadas.
Ainda assim, é possível referir várias equipas que certamente também andarão na mó de cima. Na Conferência Este, provavelmente, os renovados New York Knicks e os Philadelphia 76ers, serão dois dos emblemas a acompanhar de mais perto, prevendo-se até um excelente desempenho nos Playoffs, para além dos experientes Milwaukee Bucks ou dos Cleveland Cavaliers, que também mantiveram a respetiva espinha dorsal.
Já na Conferência Oeste, franquias como os Oklahoma City Thunders, compostos por jovens talentos de alto gabarito, os Denver Nuggers, do três vezes MVP Jokic, os Dallas Mavericks de Doncic e Irving, finalistas na última época, e os Timberwolves da nova estrela Anthony Edwards, são quatro conjuntos que igualmente poderão dar cartaz nesta nova temporada.
Movimentações mais sonantes do mercado
Ao longo da pré-temporada, as mudanças nas diferentes equipas foram bastante interessantes, com vários atletas influentes da NBA em movimento, que certamente farão com que tudo volte a ser baralhado nas contas do Play-in, dos Playoffs e das Finais da competição.
São os casos de Mikal Bridges e Karl Anthony Towns vestem agora as cores dos NewYork Knicks, que neste momento são vistos como um dos três candidatos à conquista, esperando-se muito deste conjunto em 2024-2025. Com a aquisição de dois jogadores de grande potencial, formação de New York deverá estar bem mais forte.
Do lado dos Philadelphia 76ers também se registou um ingresso bastante importante, com Paul George agora a defender as suas cores. O experiente atirador e defensor deixou os Clippers e reforça uma equipa que conta com Joel Embiid e Maxey para o ataque à liderança da Conferência Este.
Do lado dos Dallas Mavericks, Klay Thompson passou agora a fazer parte do plantel. Depois de uma “vida” em São Francisco ao serviço dos Golden State Warriors, o “sniper” de 3 pontos fortalece ainda mais uma franquia que conta com Doncic, Irving, Gafford, Lively II, entre outros talentos. Talento não faltara a esta franquia.
Outro caso relativamente mediático foi o ingresso de Dejounte Murray no plantel dos New Orleans Pelicans. O base versátil que singrou ao serviço dos Spurs de San Antonio e que esteve na sombra de Trae Young nos Hawks na época passada, é agora companheiro de McCollum, Herb Jones, Ingram, Trey Murphy e Zion Williamson. Poderão ser uma das surpresas da temporada? Finalmente, destaque para Chris Paul que passa agora a pertencer à franquia dos San Antonio Spurs. O veterano base que só sabe jogar a bom nível, será responsável por revelar o seu conhecimento e experiência a jogadores jovens, como é o caso do rookie do ano Victor Wembanyama