O Zambujalense está a ser uma agradável surpresa esta época. Com um treinador novo e um plantel quase totalmente renovado tem vindo a obter bons resultados tanto na Taça AF Setúbal, onde garantiu o apuramento para a fase das eliminatórias, como no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão sendo uma das equipas que lidera a competição após a realização da segunda jornada.
Tendo em conta o bom momento que atravessa, impunha-se ouvir o treinador da equipa, foi o que O SETUBALENSE fez, colocando algumas questões a José Grave…
O Zambujalense está a realizar um excelente início de temporada, era isto que estava à espera do plantel?
A estratégia no início assentou no recrutamento do maior número de jogadores jovens da nossa zona para que conseguíssemos dar continuidade a um projeto de clube. Com apenas quatro atletas que transitavam da época anterior e a falta de experiência de muitos que nunca tinham jogado numa equipa sénior previa-se um trabalho difícil. Para surpresa nossa conseguimos formar um plantel de 25 jogadores em que abunda muita qualidade com uma entrega total no treino e nos jogos o que tem facilitado toda a progressão da equipa. Sinal disso mesmo foi os jogadores neste último jogo que saltaram do banco rendendo os colegas não se perdendo qualidade e até aumentando a intensidade do jogo. No entanto nem tudo são rosas porque constantemente é necessário educar e tirar vícios ou mudar formas de estar adquiridos em outros lugares que impedem a progressão da equipa e aqui sim tem sido a tarefa mais difícil de conseguir criar uma equipa forte psicologicamente contra as adversidades do próprio jogo.
A passagem à fase das eliminatórias na Taça AF Setúbal era um dos objetivos?
No início a Taça AF Setúbal tinha apenas como objetivo servir como jogos de treino mas com o desenrolar dos resultados e a progressão da equipa em determinada altura tornou-se mesmo um objetivo a passagem à fase seguinte!
A equipa entrou no campeonato da melhor maneira, com uma goleada no campo do adversário e depois nova vitória sobre o Samouquense. Que importância tiveram estes resultados para a equipa?
Mais que os resultados foram vitórias que tiveram muita importância para nós porque nos trouxeram confiança e alento para trabalhar para ganhar o próximo jogo. E é esta mentalidade que queremos criar aqui em que cada jogo é um jogo em que nos vamos entregar totalmente respeitando todos os adversários.
E em relação ao resto da temporada, o que espera da equipa? A equipa tem um potencial enorme como disse anteriormente mas também tem lacunas que temos de trabalhar. Na minha experiência em situações destas temos de esperar três a quatro meses para que os processos de jogo sejam assimilados numa equipa em que nunca jogaram juntos. Mas esta equipa aprende muito depressa formada com miúdos com um enorme talento e margem de progressão muito grande por isso mesmo tenho a esperança e gostaria que obtivessem uma classificação nos cinco primeiros e ganharíamos o nosso campeonato.
Há algo mais que queira acrescentar?
Também é bom dizer que o presidente do clube e a sua direção dentro do possível tem apoiado a equipa promovendo um excelente ambiente de trabalho entre todos nós.