Jovem setubalense alcança ouro e bronze na Suíça. Atleta foi convocado pela Selecção Nacional pela primeira vez
Com apenas 15 anos, e já com várias conquistas alcançadas, a sede de vencer de João Cruz permanece activa e está longe de desaparecer. O patinador setubalense trouxe para a cidade do Sado o título de campeão da Taça da Europa em Patinagem Livre, numa competição que decorreu em Zurique, Suíça. Além do ouro, o atleta sadino ficou em terceiro lugar na modalidade Solo Dance, sendo ambas as conquistas no escalão de cadete.
“Feliz e realizado após muito trabalho e dedicação”. É desta forma que João Cruz descreve a O SETUBALENSE como se sente após alcançar estas conquistas em terras helvéticas.
O jovem patinador confessa que, nesta que foi a sua primeira chamada à equipa da selecção nacional, sabia que na categoria de Patinagem Livre era possível alcançar o ouro, mas a Solo Dance, uma vez que era a sua primeira convocatória, não estava à espera de ficar em terceiro lugar.
Após receber a medalha de ouro, o jovem setubalense ouviu o hino nacional em Zurique, um momento que foi o “realizar de um sonho”, mas acima de tudo “um orgulho”. Com estas conquistas, João Cruz revela que se sente “feliz, orgulhoso e realizado”. Sobre a chamada à selecção, no seu entender, esta é o reflexo do seu bom trabalho. “Reflecte que eu estou a fazer um bom trabalho, que a Federação Portuguesa de Patinagem confia em mim, e espera de mim sempre o meu melhor”.
Confessa que sente uma maior responsabilidade ao representar Portugal, mas afirma que leva consigo “um Clube, uma Cidade, um País e todos aqueles” que sempre o apoiaram.O percurso do atleta não tem sido fácil, uma vez que os apoios monetários são complicados de obter, sendo que o próprio atleta confessa que gostava que esta modalidade tivesse mais patrocínios.
Em 2022, João Cruz já tinha ido a Itália, mais precisamente a Roccaraso, onde se sagrou Campeão Europeu de Patinagem Livre (individual) na Taça da Europa. Na altura, o jovem setubalense reconheceu que o lugar no pódio conquistado ao serviço da Federação de Patinagem de Portugal foi “o concretizar de um sonho”. Já em 2023, ainda antes de participar no Campeonato da Europa, onde alcançou a medalha de prata, participou na Taça do Mundo, onde conquistou o terceiro lugar na Argentina. Após essa conquista, passou pelo Campeonato Nacional onde conseguiu ser campeão.