Sessão será cumulativamente ordinária (discutindo os referidos pontos) e extraordinária (debruçando-se sobre os temas relacionados com o momento que clube atravessa)
Os sócios do Vitória de Setúbal devem voltar a reunir-se em Assembleia Geral, no Pavilhão Antoine Velge, a 8 de Novembro. O anúncio da convocatória foi feito em comunicado publicado nas redes sociais do emblema sadino, sendo explicado que de uma assentada o clube fará cumulativamente uma sessão ordinária (discutindo os referidos pontos) e extraordinária (debruçando-se sobre os temas relacionados com o momento que agora atravessamos).
Leia o comunicado da convocatória na íntegra:
“O momento que o Vitória Futebol Clube atravessa impõe que seja agendada uma Assembleia Geral Extraordinária, para apresentação dos cabais esclarecimentos aos sócios, sobretudo no que respeita ao Processo de Insolvência e ao Plano de Recuperação (PIRE) que, como é sabido, ainda não foi votado por todos os credores.
Por isso, para que possam ser discutidas as questões que se mostram prementes e prestados esclarecimentos na sua plenitude e com a abrangência que se exige, facilmente se conclui que o momento não é ainda o oportuno, até porque se mostra necessário obter informações adicionais e estabelecer consensos com parceiros, tanto privados como públicos, a par de uma panóplia de actos que só poderão ser definidos e praticados após a votação do PIRE.
Esta circunstância faz com que a Assembleia apenas se possa vir a realizar numa altura em que os sócios deveriam ser chamados para, em Assembleia Geral Comum (Ordinária) discutir e votar o relatório de gestão e contas do exercício findo e os competentes relatório e o parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar (que, de acordo com a alínea b) do artigo 33.º dos Estatutos, se deveria realizar até ao dia 31 de Outubro de 2024).
Contudo, toda a conjectura tem dificultado o trabalho da Direcção do Clube, que não estará em condições de fechar as contas do exercício atempadamente, motivo pelo qual solicitou – e a Mesa da Assembleia Geral, reconhecendo a bondade do pedido, aceitou – que tal reunião magna ocorra, excepcionalmente, em momento posterior ao estatuariamente previsto.
Por outro lado, nos termos da alínea a) do mesmo artigo, durante o mês de Novembro de cada ano, os sócios devem ser chamados para discutir e aprovar o orçamento de receitas e despesas elaborado pela Direcção .
Ora, por uma questão de simplificação de procedimentos e redução de custos, optou a MAG (à semelhança do que tem vindo a fazer nos últimos anos) para convocar a Assembleia Geral para reunir de forma cumulativamente ordinária (discutindo os referidos pontos) e extraordinária (debruçando-se sobre os temas relacionados com o momento que agora atravessamos), previsivelmente no dia 8 de Novembro de 2024, sem prejuízo de eventuais sessões de esclarecimentos que, se se justificarem, não deixarão de ser promovidas.
Não podemos ainda deixar de referir que foi entregue ao PMAG um requerimento, subscrito pelo auto designado Movimento Pró Vitória , com vista ao agendamento de uma Assembleia Geral Extraordinária.
Uma vez aferida a regularidade do pedido, constatou-se que nem todas as assinaturas puderam ser validadas, na medida em que nem todos os subscritores eram sócios efectivos (uma das pessoas nem sequer é sócio do VFC) nem todos se encontravam no pleno gozo dos seus direitos (em virtude de quotização em atraso).
Por conseguinte, o pedido não pôde ser atendido mas – como, aliás, havia sido já transmitido pelo PMAG aos representantes do referido movimento – mesmo sem o requerimento se mostrar válido, a MAG decidiu incluir na Ordem de Trabalhos da AG que já pretendia convocar, os pontos que tais associados pretendem ver discutidos.
Caras e Caros Associados: o Vitória precisa, mais do que nunca, que não fique nenhum assunto por discutir nem nenhuma pergunta por colocar. A transparência dos processos que se vão agora iniciar depende da participação de todos e de um sentido de exigência, responsabilidade e rigor absoluto.
Por isso apelo a que na próxima assembleia geral voltemos a encher o Pavilhão Antoine Velge para escrever mais um capítulo da história do nosso Vitória nesta dura caminhada rumo ao seu lugar.
Setúbal, 10 de Outubro de 2024
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
David Mestre Leonardo”