O Campeonato Distrital da 1.º Divisão da Associação de Futebol de Setúbal prossegue no próximo domingo com a realização da segunda jornada com alguns despiques a merecerem especial atenção, como é o caso de visita do CO Montijo a Santiago do Cacém, a deslocação do Alcochetense ao Pinhal Novo e a recepção dos Pescadores da Caparica ao Almada.
A equipa montijense irá ter certamente um jogo complicado porque defronta um adversário bastante contente, apesar de ter subido de divisão, esta época. O U. Santiago vem de um empate obtido em Palmela e esta época já empatou com o Alcochetense para a taça, tudo irá fazer para chegar à vitória e o mesmo acontecerá com o CO Montijo, o actual campeão, que tem objectivos bem definidos neste campeonato. Portanto, tudo indica que venha a ser um bom espectáculo.
O Alcochetense, que na primeira jornada empatou em casa com o Moitense, desloca-se ao reduto do Pinhalnovense que foi derrotado em Almada. Será um jogo em que as duas equipas irão procurar a vitória, embora a maior dose de responsabilidade pertença à formação de Alcochete, que tem fortes ambições esta época e se quer redimir do resultado menos bem conseguido obtido no domingo.
Os Pescadores, que vêm de uma excelente vitória obtida em Sines, recebem na Costa de Caparica o Almada que também venceu na primeira jornada. Em perspectiva está um bom jogo de futebol porque se defrontam duas boas equipas, os Pescadores apoiados pelo seu público irão com certeza fazer tudo para conquistarem os três pontos mas vão ter que contar certamente com a forte oposição dos almadenses que não vão querer que isso aconteça.
No Parque do Serrado, o Amora “B” defronta o Vasco da Gama de Sines. Trata-se de um confronto entre duas equipas que perderam os jogos que disputaram na primeira jornada, e se apresentam esta época bastante renovadas. O Amora com uma equipa praticamente nova e muita juventude e a formação de Sines com alguns jovens da sua formação mas também com alguns jogadores mais maduros.
O Grandolense, que está a realizar uma excelente temporada onde leva por vitórias os jogos disputados nas competições da AF Setúbal, será anfitrião do Palmelense que também está a ter um bom início de época mas no domingo passado não conseguiu melhor que um empate. A equipa de Grândola parece ter maior dose de favoritismo mas como é lógico vai ter que contar com as contrariedade que o Palmelense irá querer impor.
O Sesimbra recebe o Banheirense no Estádio Vila Amália onde vai querer repetir o êxito alcançado, no passado domingo, no dérbi, em Alfarim. Olhando para aquilo que têm feito nas provas em que têm participado, fica a ideia que os sesimbrenses – que têm uma equipa já devidamente entrosada, que transita da época passada, se apresentam com fortes probabilidades de ganhar porque o Banheirense surge esta época com gente muito jovem que ainda está à procura do seu melhor momento. De qualquer forma, será bom recordar que não há vencedores antecipados.
O Moitense, que vem de um empate obtido em Alcochete, joga no Juncal Desportos com o Alfarim e o seu objectivo passa pela conquista dos três pontos, resta saber se o adversário permite.
No Campo do Cassapo vai apresentar-se o Botafogo para medir forças com o Charneca de Caparica. As duas equipas vêm de resultados diferentes mas isso pouca importância deve ter porque o que interessa é o presente. Quem for mais competente vai muito provavelmente festejar a vitória.
Jogos da 2.ª jornada. Amora “B” – Vasco da Gama; Grandolense – Palmelense; Pinhalnovense – Alcochetense; Pescadores – Almada; Sesimbra – Banheirense; Moitense – Alfarim; U. Santiago – CO Montijo; Charneca de Caparica – Botafogo.
II Divisão: Quintajense e Trafaria jogam pela primeira vez em casa esta época
Na 2.ª Divisão joga-se também a segunda jornada com jogos às 15 h 30m, à excepção do Barreirense – Quinta do Conde que se realiza apenas às 18 horas porque, antes, a equipa feminina do Barreirense defronta o Ferreiras para o Campeonato Nacional da terceira divisão.
Esta jornada tem a particularidade de levar o futebol sénior esta época pela primeira vez ao campo Leonel Martins, na Quinta do Anjo, onde Quintajense recebe o Clube Recreio e Instrução (CRI), e ao Campo Pepita, onde o Trafaria será anfitrião da equipa “B” do Desportivo Fabril.
De destacar também o confronto a realizar no Estádio Municipal do Bravo entre duas equipas que ganharam na primeira jornada, Seixal e Cova da Piedade, que será a reedição de um clássico de outros tempos.
Depois há alguma curiosidade para ver o que acontece ao Zambujalense que no domingo passado obteve o resultado mais dilatado da jornada, e desta vez recebe o Samouquense com quem já jogou esta época para a taça.
O Lagameças, que vem ter uma vitória obtida em Melides pela diferença mínima, recebe o Vinhense, tem fortes probabilidades de somar mais três pontos e o mesmo acontece com o Vitória Futebol Clube que joga no Estádio do Bonfim com o Paio Pires.
Expectativa é o que existe na recepção do Bairro do Olival ao Melidense. Conseguirá a equipa de Alcácer do Sal a sua primeira vitória em jogos oficiais, o jogo realizado em Paio Pires, onde esteve a ganhar por 3-0, deu boas indicações.
Jogos da 2.ª jornada: Lagameças – Vinhense; Quintajense – CRI; Vitória FC – Paio Pires; Zambujalense – Samouquense; Seixal -Cova da Piedade; bairro do Olival – Melidense; Trafaria – Fabril “B”; Barreirense “B” – Quinta do Conde, este último às 18 horas.