Autoridade Tributária visita novo instrumento de verificação de contentores no Porto de Setúbal

Autoridade Tributária visita novo instrumento de verificação de contentores no Porto de Setúbal

Autoridade Tributária visita novo instrumento de verificação de contentores no Porto de Setúbal

Novo mecanismo funciona através de tecnologia não invasiva com radiações que ajudam a saber volume e tipo de carga

Já está a funcionar em pleno o novo espaço de operação do scanner móvel de contentores no Porto de Setúbal. Os novos mecanismos, instalados na infra-estrutura portuária, receberam esta segunda-feira uma visita de uma comitiva da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

- PUB -

O investimento vai conferir uma maior protecção e segurança a passo do incremento da actividade no porto setubalense. O “combate à fraude fiscal e ao tráfico de cargas ilícitas” é outro dos objectivos deste novo instrumento que vai também permitir a “simplificação, celeridade e eficácia dos processos de controlo relativos ao desalfandegamento das mercadorias, numa resposta aduaneira adequada e sem perdas de eficiência protegendo o País e a região, e dotando o porto de um serviço mais eficaz às cargas”, como explicam em nota de Imprensa enviada à redacção d’O SETUBALENSE.

A importância do novo mecanismo é explicado pelo presidente da Administração do Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) que destacou também a visita da do organismo do Ministério das Finanças.

“Este é um investimento fundamental para o Porto de Setúbal, que reflecte o compromisso de todas as entidades envolvidas em melhorar as infra-estruturas e os processos de controlo aduaneiro. Com este espaço mais protegido para a utilização do scanner, seremos capazes de aumentar a segurança e a rapidez nas operações de desalfandegamento, contribuindo para um comércio internacional mais ágil e seguro”, explica Carlos Correia.

- PUB -

A visita contou com a presença do subdirector geral dos Recursos Financeiros e Patrimoniais da AT, Nélson Roda Inácio e foi também acompanhada por Gil Pinto, director da Alfândega de Setúbal. Por parte da infra-estrutura portuária de Setúbal estiveram também os membros do conselho de administração da APSS Carlos Correia, Ricardo Roque e António Caracol.

O novo instrumento contou também com a colaboração da AT, assim como da APSS e dos concessionários Tersado e Sadoport. Através deste a autoridade vai ter liberdade para verificar o conteúdo dos contetores de carga, previamente seleccionados, através de tecnologia não invasiva e que funciona através de radiações, para que não exista a necessidade de abrir a carga para verificar o seu conteúdo. Espera-se que este possa “melhorar as condições de operação do scanner no âmbito da inspecção e verificação de cargas”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -