Projecto de parceria com a NÓS marca arranque do OUT.FEST

Projecto de parceria com a NÓS marca arranque do OUT.FEST

Projecto de parceria com a NÓS marca arranque do OUT.FEST

“A Viagem d’Os Heróis Indianos, Romenos e Africanos” sobe hoje ao palco do Auditório Municipal Augusto Cabrita no primeiro dia do evento

Arranca hoje e prolonga-se até ao próximo domingo a 20.ª edição do OUT.FEST, no concelho do Barreiro. A actuação do projecto “A Viagem d’Os Heróis Indianos, Romenos e Africanos”, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMA), marca a abertura do evento que, este ano, vai contar com uma exposição de fotografia e o lançamento de um livro comemorativo das duas décadas de vida deste festival de música exploratória.

- PUB -

O concerto de abertura é um dos destaques da programação, já que se reveste de uma particularidade assinalável, afirmou Rui Pedro Dâmaso, director do OUT.FEST, em declarações à agência Lusa. Isto, porque se trata de um projecto que a associação cultural OUT.RA, responsável pela produção do festival, tem vindo a desenvolver desde 2016 com a NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente. “Todos os anos temos um programa em que trazemos um músico argentino, Alan Courtis, que trabalha com utentes da NÓS e músicos locais. Passam uma semana a trabalhar e a tocar de forma muito livre e isso culmina com um concerto no Barreiro, de apresentação do trabalho dessa semana”, explicou.

“A Viagem d’Os Heróis Indianos, Romenos e Africanos” tem “muito valor” para a OUT.RA “e para a comunidade”, e a associação cultural já queria há algum tempo integrá-lo no festival, até porque através do projecto faz-se “música experimental na verdadeira acepção da palavra”. “[Música] em que não há barreiras, não há uma linguagem pré-definida, é só uma reacção pura ao som e ao fazer música em grupo”, completou.

Zoh Amba, FUJI||||||||||TA, Nazar, Speaker Music, Nídia e Valentina Magaletti, Ghosted, Chuquimamani-Condori, France, Rodrigo Amado Unity, Nkisi, Mariam Rezaei e Jules Reidy são alguns dos nomes que integram o programa do festival. Tal como Armand Hammer e o DJ Anderson Paraíso, artistas também destacados por Rui Dâmaso do cartaz desta 20.ª edição, que será assinalada com a edição de um livro e uma exposição de fotografia.

- PUB -

Livro apresentado hoje e mostra a decorrer
O livro, editado pela OUT.RA e que será hoje apresentado, foi pensado com o propósito de “tentar ajudar a inscrever o papel do OUT.FEST na história, por muito pequeno que seja”. Além disso, havia um arquivo fotográfico “muito grande”, “histórias para contar” e figuras, músicos, aos quais a organização gostava “de dar espaço”.

Já patente ao público desde o passado dia 15, no Mercado 1.º de Maio – onde permanecerá até 14 de Outubro –, está a exposição de fotografia da autoria de Vera Marmelo, que engloba imagens desde a terceira edição do festival.

O OUT.FEST nasceu em 2004, com a primeira edição a realizar-se em 22 e 23 Outubro, apresentando, na histórica Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense ‘Os Penicheiros’, um cartaz com oito espectáculos e uma exposição. Duas décadas volvidas, o festival vai apresentar 33 espectáculos, até ao próximo domingo, em vários espaços do Barreiro.

- PUB -

Caixinha

Mobilidade TCB garantem deslocações gratuitas

A 20.ª edição do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro vai contar com facilidade de acesso aos locais onde vão decorrer os concertos. Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) assume-se como entidade parceira do festival no capítulo da mobilidade e vai disponibilizar viagens gratuitas nas suas carreiras regulares a todos os portadores de bilhete para o OUT.FEST.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -