26 Agosto 2024, Segunda-feira

- PUB -
Politécnico de Setúbal recebe 995 novos alunos da primeira fase de candidaturas

Politécnico de Setúbal recebe 995 novos alunos da primeira fase de candidaturas

Politécnico de Setúbal recebe 995 novos alunos da primeira fase de candidaturas

Faltam apenas ocupar 217 vagas que transitam para as próximas fases. 94% dos colocados escolheu o IPS como primeira opção

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai receber 995 novos estudantes no próximo ano lectivo. Fechada a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) ficam a sobrar apenas 217 vagas para as próximas fases, o que se reflecte numa taxa de ocupação de 82,1%.

- PUB -

Para Ângela Lemos, presidente do politécnico, a principal razão destes números positivos tem que ver com a consolidação da oferta formativa. “O nosso instituto desde sempre tem vindo a consolidar a oferta formativa, mas efectivamente, nos últimos quatro anos, temos verificado uma tendência positiva nas nossas colocações”, explica em declarações a O SETUBALENSE.

Dos alunos agora colocados 94% escolheram a instituição, com campus em Setúbal e no Barreiro, como primeira opção, o que coloca o IPS no quinto lugar nas instituições de Ensino Superior Politécnico com a maior taxa de candidatos em primeira opção, explica a nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.

“As famílias e os candidatos validam a nossa oferta, o mercado de trabalho valida a nossa oferta e por isso nós estamos de acordo com o que são as necessidades do mercado e os candidatos percebem isso e escolhem-nos”, considera a responsável.

- PUB -

Neste momento estão ocupadas as vagas de 21 licenciaturas, num total de 29 oferecidas pelo IPS. Assim, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTS) ficam por preencher vagas nos cursos de Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação, Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação, Engenharia Mecânica, e, Tecnologia e Gestão Industrial (regime nocturno). No caso da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) vão existir vagas nas seguintes fases para os cursos de Bioinformática, Engenharia Civil, Engenharia Civil (regime nocturno), e, Tecnologias do Petróleo. Na Escola Superior de Educação, na Escola Superior de Saúde e na Escola Superior de Ciências Empresariais, as vagas estão totalmente ocupadas.

“A primeira fase do CNA é muito importante porque nos dá a leitura do que serão as colocações ao nível nacional, e nós ficámos com mais quatro vagas que no ano passado. O número de vagas não tem aumentado mas temos aumentado o número de colocados na primeira fase, e isso é um presságio muito bom para aquilo que vai ser o ano lectivo 2024/25”, complementa Ângela Lemos.

Para este ano lectivo registou-se uma diminuição do número de candidatos mas nem por isso o politécnico deixou de registar resultados positivos. As necessidades da região e os desafios do mercado de trabalho são as bases, no entender da presidente do IPS, para que a instituição seja cada vez mais escolhida. “Os alunos não vêm para o instituto porque não há outras opções, vêm porque querem estar e escolhem estar numa instituição que consideram de referência”.

- PUB -

Candidaturas aos CTESP quase que duplicaram este ano

As candidaturas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) no IPS aumentaram significativamente no ano lectivo 2024/2025. Um total de 4101 estudantes apresentaram candidaturas a estes cursos, o que representa um crescimento de 45,37% (sendo que no ano anterior se tinham candidatado 2821).

Para o politécnico setubalense este aumento demonstra a “combinação da formação teórica, experiência prática e laboratorial e os estágios tornam os CTeSP uma opção extremamente atractiva para os estudantes”.

A “qualidade das formações oferecidas” é também destacada por Rodrigo Lourenço, vice-presidente do IPS para o Ensino e Aprendizagem, que explica que a instituição está empenhada em “apresentar formações diversificadas e adequadas às necessidades da sociedade, preparando simultaneamente os estudantes para os desafios do mercado de trabalho, mas também para futuras oportunidades no prosseguimento de estudos”, lê-se em nota de Imprensa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -