SeixalJazz de 10 a 19 de Outubro com Vijay Iyer e Kurt Rosenwinkel

SeixalJazz de 10 a 19 de Outubro com Vijay Iyer e Kurt Rosenwinkel

SeixalJazz de 10 a 19 de Outubro com Vijay Iyer e Kurt Rosenwinkel

Bilhetes estão à venda na rede BOL e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal. Entrada para todos os concertos tem um custo de 60 euros

O Festival Internacional SeixalJazz regressa de 10 a 19 de Outubro, com concertos de nomes do jazz internacional como Vijay Iyer e Kurt Rosenwinkel e de projectos portugueses que vão passar pelo Auditório Municipal e pelo .

- PUB -

Segundo a Câmara Municipal do Seixal, entidade organizadora do festival, a programação de 2024 apresenta dois projectos do jazz norte-americano: por um lado, o pianista Vijay Iyer e, por outro, Kurt Rosenwinkel, que trará o projecto “The Next Step”.

Com eles irão ao Seixal, no distrito de Setúbal, músicos como a contrabaixista Linda May Han Oh, o contrabaixista Ben Street e ainda o baterista Jeff Ballard.

A fechar o festival, e à semelhança de anos anteriores, apresenta-se um jovem músico, instrumentista e compositor, considerado como um dos músicos que irão definir o futuro do jazz, o vibrafonista Joel Ross.

- PUB -

No que se refere à participação de músicos portugueses, segundo a autarquia, e ainda no palco do Auditório Municipal, vão actuar os Foca, que reúnem vários músicos de referência, de diferentes gerações, a trazer diferentes abordagens e sonoridades.

A organização destaca ainda dois projectos do jazz nacional: o saxofonista Rodrigo Amado, com The Attic ao lado de Eve Risser, e o Trespass Trio, resultado da colaboração entre músicos noruegueses e suecos e que conta com a participação da trompetista portuguesa Susana Santos Silva.

Além dos concertos no palco principal do Auditório Municipal, decorrem também os concertos no SeixalJazz Clube, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

- PUB -

Neste segundo espaço a entrada é gratuita sendo recriado o ambiente de um clube de jazz, de ambiente informal, e cuja programação privilegia a apresentação de grupos nacionais e de projectos assentes na música improvisada e no ‘free jazz’.

A programação tem uma vertente complementar àquela que é apresentada no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, procurando abranger um maior leque de públicos e, simultaneamente, divulgar o trabalho de músicos portugueses, dando ênfase particular a projectos emergentes.

Com duas sessões a decorrerem às 23 horas e às 00 horas, pelo palco irão passar Clara Lacerda Quinteto, Francisco Nogueira Quinteto, Eunice Barbosa Quarteto, Zé Cruz Quinteto, Duarte Ventura Quinteto e TAC.

Os bilhetes estão à venda na rede BOL e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.

As entradas para cada espectáculo têm um custo de 12 euros, com desconto de 25% para jovens até aos 25 anos, munícipes, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.

O bilhete para todos os concertos tem um custo de 60 euros.

Em meados da década de 1990, a Câmara Municipal do Seixal decidiu apostar numa iniciativa que colocasse o concelho no roteiro cultural da Área Metropolitana de Lisboa, e que a médio prazo se pudesse tornar uma referência no país.

Após contacto com o músico e produtor Paulo Gil, que morreu em Maio de 2022, foi sugerida a produção de um festival de jazz diferente de tudo o que se tinha feito em Portugal até então.

Foram os primeiros passos do SeixalJazz que em 2021 celebrou 25 anos de existência.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -