Cartaz ecléctico promete chamar um grande público ao longo de 10 dias. Certame adopta este ano os copos reutilizáveis
Está quase a começar mais uma edição das Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário e, por parte da Câmara Municipal do Barreiro, a expectativa é muito alta para realizar mais uma edição de sucesso das festas que trazem milhares de pessoas a terras camarras.
“A nossa expectativa será sempre superar o número de público das edições anteriores. Queremos atingir mais pessoas, mais barreirenses e também mais pessoas da nossa zona envolvente. O que pretendemos é chegar a um número de público maior”, quem o diz é a vereadora com o pelouro da Cultura na autarquia barreirense, Sara Ferreira.
Concertos e animação não vão faltar numa “programação muito mais ecléctica” onde se destacam os grandes nomes que vão subir ao Palco das Marés, em todos os dias do evento, e os espectáculos no Spot da Juventude que pretendem atrair um público mais jovem.
“É um cartaz que achamos que está muito bom, que representa todos os géneros musicais e todos os gostos das pessoas. Tentamos sempre trazer grandes nomes da música portuguesa aos barreirenses”.
De 9 a 18 de Agosto o encontro está marcado para a zona envolvente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Para dia 15 (feriado), vão decorrer as procissões marítima e terrestre que este ano contam com um horário diferente graças à enchente da maré. “Este ano, a procissão marítima, que começa às 9 horas da manhã, terminará por volta da hora do almoço, e a procissão terrestre começará às 18 horas. Para além disso, há todo o grupo religioso com músicas e festas todos os dias, durante os 10 dias de festa”, explica a responsável pela Cultura.
Copo reutilizável é uma das novidades desta edição
As Festas do Barreiro são agora um Ecoevento, depois de a câmara municipal se ter associado à empresa Amarsul com vista a “garantir a sustentabilidade e efi ciência no uso dos recursos”.
Uma das medidas implementadas pelo município para reduzir o volume de resíduos prende-se com a adopção, por parte de todas as tasquinhas e pontos de venda de bebidas, dos copos reutilizáveis. Estes têm um custo inicial de 50 cêntimos e podem ser utilizados em todos os dias do evento. No final este não pode ser devolvido nem o dinheiro reembolsado.
“Vamos tentar acabar com o plástico e uso descartável dos copos nas festas. Todos os concessionários, todas as tasquinhas, todos os bares, todos os feirantes vão ter um copo específico das festas do Barreiro, copo esse que é reutilizável, precisamente para continuarmos a incutir uma vertente de sustentabilidade ambiental e reduzir a produção de resíduos plásticos, que normalmente não são recicláveis”, complementa Sara Ferreira.
Quanto ao investimento camarário para as Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário não são conhecidos os valores finais mas, garante a vereadora, tem sido “muito a semelhança dos anos anteriores” número que deverá rondar os 250 mil euros.