Cortejo acompanhado pela Banda Municipal do Barreiro marcou mais um ano da recuperação do costume
A tradição volta a repetir-se e já está içado o mastro frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, gesto que inicia a contagem decrescente para mais uma edição das Festas do Barreiro. A cerimónia, que decorreu no início do mês, marcou assim o que seriam cerca de 30 dias até ao início do certame – que decorre de 9 a 18 de Agosto.
“Isto é uma cerimónia muito antiga, ou seja, no início das Festas do Barreiro, o que marcava as festas era precisamente o içar do mastro de um barco de pesca em que era içado com o estandarte de Nossa Senhora do Rosário em frente à Igreja”, explica Sara Ferreira, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal do Barreiro, em vídeo publicado na rede social Facebook do município.
A tradição foi “recuperada há uns anos e mantida”, como adianta o presidente da autarquia, Frederico Rosa, e mais importante que conservá-la foi também “juntar à parte religiosa também a parte lúdica, trazer a banda municipal e chamar todos os barreirenses para connosco içar este mastro”, complementa a responsável pela Cultura.
Com actuação da Banda Municipal do Barreiro a acompanhar um cortejo que saiu do Largo junto ao Mercado 1.º de Maio e foi descendo até chegar ao Largo de Nossa Senhora do Rosário onde foi içado o dito mastro. Foi este o trajecto que voltou a ser realizado pelo executivo em funções, e alguns trabalhadores da autarquia.
“Digo sempre isto das festas apesar do cartaz extraordinário, do trabalho extraordinário que a Comissão de Festas faz voluntariamente ao longo de todo o ano. Para além de tudo isso eu digo sempre que as Festas do Barreiro são um grande ponto de encontro não só dos barreirenses que cá vivem, dos barreirenses que vêm visitar a família e vir às nossas festas, mas também aquilo que nos orgulha que é ter cada vez mais gente de fora que já tem nas festas um grande marco”, palavras do edil barreirense. A acção, que é também conhecida como “Painel”, manteve-se até 1972 e servia sobretudo para lembrar “o passado piscatório e a lenda da chegada da imagem da Santa ao Barreiro”. Até 9 de Agosto o mastro vai manter-se frente à igreja para os curiosos que queiram visitar.