Álvaro Mendes é o novo treinador do U. Santiago que esta época está de regresso à 1.ª Divisão Distrital. O acordo já foi estabelecido e o plantel já se encontra em adiantada fase de construção.
“Sim, é verdade, estou de regresso a Santiago do Cacém. Esta é a terceira vez que treino o U. Santiago, estou muito satisfeito por isso, é sinal de que o trabalho realizado foi positivo”, foi esta a reacção de Álvaro Mendes quando o abordámos.
O treinador de 51 anos adiantou que “o acordo não foi difícil de estabelecer porque existe um bocadinho de amizade da relação com algumas pessoas, que já vem desde 2016. O convite foi aceite e venho encontrar alguns jogadores com os quais me identifico, uns que trabalharam comigo em Santiago e outros que foram meus jogadores no Alfarim”.
O trabalho ainda não começou e o plantel ainda está em formação mas Álvaro Mendes já tem objectivos traçados. “Queremos construir uma equipa competitiva para colocar o U. Santiago no meio da tabela para cima, que seja capaz de disputar todos os jogos contra qualquer adversário de olhos nos olhos, é este o nosso principal objectivo”.
O clube ainda não apresentou qualquer jogador mas o treinador já adiantou alguns pormenores, sem referir nomes. “Posso dizer que vamos ficar com mais de 90% do plantel da época passada e que estamos a ser o mais rigorosos possíveis em termos de contratações, para que os jogadores que vierem possam trazer mais qualidade ao plantel. Queremos também potenciar jogadores da região para que o clube tenha cada vez menos necessidade de ir buscar jogadores fora”.
De acordo com a planificação feita, os trabalhos de preparação da nova época desportiva vão começar a 16 de Agosto, uma sexta-feira, para começar na semana seguinte a trabalhar de forma natural e normal porque a “Taça” começa logo no dia 1 de Setembro. “Ficar apurado na fase de grupos é o nosso primeiro objectivo e para isso teremos que apresentar logo uma equipa competitiva. Quinze dias de preparação pode parecer um período curto mas é um risco que corremos. No U. Santiago temos sempre um grande problema, o desgaste das viagens que normalmente é sentido sempre no último terço do campeonato. Por isso, vamos ter que procurar arranjar forma de anular esse problema. Portanto, vamos olhar para a “Taça” como um objectivo mas também como uma fase de preparação para o campeonato”.
Os momentos que antecedem o início da época trazem sempre alguma ansiedade mas Álvaro Mendes está optimista porque acredita no seu trabalho na perspectiva de que vai correr tudo bem. “Temos um grupo com jogadores de qualidade, um misto de experiência e juventude [com quem gosto muito de trabalhar]. Esta época iremos procurar levar jogadores já com provas dadas no futebol. Muito provavelmente teremos jogadores que já andaram noutros patamares, incluindo competições europeias, jogadores esses que irão ser muito importantes para os jovens ficarem a saber como é o profissionalismo”.
Ainda em relação ao plantel, o treinador do U. Santiago não tem dúvidas. “Na minha óptica vamos ter um plantel forte, mas serão os resultados a demonstrar isso. Não fazia sentido nenhum irem buscar um treinador a outra zona se não fosse para formar um plantel competitivo nem fazia sentido estar a fazer um investimento em jogadores e treinadores que se deslocam mais de 200 quilómetros”.
E a finalizar, Álvaro Mendes, emitiu a sua opinião sobre o campeonato que se aproxima. “Sabemos que este ano vamos ter um campeonato que se pode tornar muito complicado para as equipas que lutam pela descida mas, nós, não queremos andar nessa guerra porque somos ambiciosos e queremos lutar pelos lugares cimeiros”.