O presidente da Câmara de Setúbal afirma que o crescimento do centro da cidade não é compatível com a realização de uma grande Feira
A edição deste ano da Feira de Sant’Iago, que se realiza em Setúbal há quase quatro séculos e meio, começou ontem, 25 de Julho, e prolonga-se até 4 de Agosto. A 442.º é dedicada às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, decorre no Parque de Sant’Iago, nas Manteigadas, e aí vai continuar, garantiu o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, na passada quinta-feira, na abertura da Feira.
“Quero aqui garantir-vos que a Feira, com todo o peso da sua história, continuará a realizar-se no Parque Sant’Iago, o espaço propositadamente construído para acolher o certame e com capacidade para acolher as muitas centenas de milhares de pessoas que o procuram”.
Inaugurado há 20 anos, lembrou o autarca que o Parque Sant’Iago tem vindo a ser “melhorado” para receber o grande certame da cidade, isto, além de ter “boas acessibilidades e todas as condições na sua envolvente para disponibilizar estacionamento para os milhares de viaturas dos visitantes, bem como para as dezenas de viaturas pesadas que garantem o apoio logístico”.
Com a Feira de Sant’Iago a ganhar dimensão ao longo dos anos, inclusivamente desde 2004, altura em que saiu do centro histórico da cidade e da zona ribeirinha para as Manteigadas, para o presidente da Câmara de Setúbal não há viabilidade de regresso ao casco antigo da cidade.
“Hoje, vivemos de forma diferente a cidade que cresceu e se desenvolveu”, e realçou que a requalificação da frente ribeirinha e a atractividade do centro histórico vão continuar a progredir, como está planeado há mais de uma dezena de anos” e, ao mesmo tempo, realçou “o projecto da Marina de Setúbal que está a avançar e já no próximo mês estará em discussão pública”.
Trata-se de um projecto da responsabilidade da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, no qual a Câmara Municipal de Setúbal “é um parceiro entusiasta” e focou a viabilidade do mesmo que “do ponto de vista financeiro, depende do imobiliário a desenvolver na frente ribeirinha”.
E sobre a cidade, André Martins destacou que esta tem vindo a “construir-se” e a ser planeada “há cerca de duas décadas” e, neste momento, está a passar por uma fase de grande procura e investimento”.
O município está, actualmente, empenhado na “requalificação de uma nova área central da cidade com um investimento já divulgado de cerca de dez milhões de euros”, disse apontando em seguida os casos da requalificação da Praça do Brasil, da Avenida dos Ciprestes, da Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas e da Avenida de Moçambique, a que se soma a construção do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage.
Projecto central a esta operação na cidade, e assim o referiu André Martins, é o novo Parque Urbano da Várzea. “Um pulmão verde” que, embora localizado numa zona de cheia com função de “evitar inundações na cidade”, irá ter “uma intervenção selectiva que representa mais um investimento de cerca de dois milhões de euros”.
Sobre o Parque Sant’Iago, destacou que este está numa área vocacionada para receber vários equipamentos, inclusivamente um novo pavilhão para “reforçar a oferta desportiva da cidade”.
“Não se governa uma grande cidade como Setúbal olhando apenas para a espuma dos dias ou olhando para o futuro com projectos passadistas”, e recordou que a transferência da feira para as Manteigadas resultou de “um processo de planeamento que data de 2001, quando foi apresentado o Plano Estratégico do POLIS”.
“O Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território e a gestão municipal da época”, defendiam que a zona era uma das novas centralidades da cidade, sendo então habitada por cerca de 50% da população de Setúbal, lembrou.
A edição deste ano da Feira de Sant’Iago tem mais de três dezenas de concertos e cerca de 170 feirantes, dos quais 30 são divertimentos e outras três dezenas são espaços de restauração.
No Palco Sant’Iago vão estar Excesso, Soraia Ramos, Mastiksoul, Badoxa, Supa Squad, Carolina Deslandes, Raquel Tavares e Nininho Vaz Maia são alguns dos artistas que sobem ao Palco Sant’Iago. A este espaço junta-se o Palco Encontros, sendo que ambos acolhem o programa musical.
No pavilhão da Câmara Municipal vai estar patente uma exposição sobre o cinquentenário do 25 de Abril de 1974, que foi especialmente montada para recuperar diferentes momentos da revolução e do Processo Revolucionário em Curso e a forma como foram vividos na cidade.
Um dos destaques da edição 2024 é um espaço de jogos tradicionais, um slide e demonstrações de showcooking, a que se juntam, na área das diversões, um novo desafio para os mais audazes, que atinge os 42 metros de altura.
“Que juntos possamos celebrar a nossa cultura, a nossa história e a nossa comunidade e assim continuar a fazer Mais Cidade, Mais Setúbal”, desejou André Martins a terminar a sua intervenção na abertura da 442.ª edição da Feira de Sant’Iago.