A equipa sénior masculina de futebol de praia do Vitória sagrou-se na noite de quarta-feira campeão da edição 2023/24 da Taça da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) ao vencer o GD Pescadores da Costa de Caparica, por 3-2, após prolongamento. No Campo de Jogos da Praia do Ouro, em Sesimbra, os sadinos tiveram de se aplicar para recuperar de uma desvantagem de 2-0.
Os comandados de Paulo Graça não se deixaram afectar pela entrada forte dos caparicanos e responderam no terceiro período com os golos de Formiga e Belchior, que restabeleceram a igualdade (2-2), levando a partida para prolongamento. Aí, quando faltava apenas um segundo para o apito final que levaria a decisão para os penáltis, o internacional português Belchior vestiu a capa de herói ao apontar, de livre o 3-2 que valeu a conquista do troféu.
O conjunto caparicano, que chegou à final depois de ter afastado na meia-final o Zambujalense (6-2), entrou melhor no jogo que chegou ao final do primeiro período com um nulo no marcador. No período seguinte, João Neves fez o 1-0 para o emblema do concelho de Almada, que ampliou a vantagem para 2-0 por intermédio de Rafael Cândido já no terceiro período em que foram apontados mais dois golos.
Formiga deu o mote ao reduzir a desvantagem para 2-1 que iniciou a recuperação dos setubalenses, que, pouco depois, viram Belchior fazer o empate (2-2) que adiou a decisão para o prolongamento. Quando a decisão do vencedor parecia que ia levar os jogadores para a marcação de penáltis, Belchior, no derradeiro lance antes do final, marcou num livre ainda dentro da área de baliza vitoriana, que resultou no 3-2 que deu o triunfo à sua equipa.
No recinto da Praia do Ouro, que esteve lotado de adeptos dos dois clubes, o Vitória, que chegou à final depois de ter eliminado o Sesimbra (3-1) na meia-final, alinhou de início com Sérgio Mata (GR), Tiago Pelicano, Belchior, Formiga e Bernardo Mata numa formação em que também estiveram João Oliveira (GR), Ruan Dias, Tiago Almeida, Rafael Alfredo, Gonçalo Oeiras, Bernardo Bravo, Tiago Grilo, André Cardoso e Fábio Freitas.
Do lado do Pescadores da Costa de Caparica, o treinador Pedro Queijeira teve ao seu dispor na final da Taça AFS – cuja equipa de arbitragem foi composta por Jorge Dias, Tiago Bolegas, Rui Paulo e Pedro Cardador (cronometrista) – os seguintes atletas: João Crespo (GR), Américo Castro, Bruno Costa, João Neves, Dino Pereira, Daniel Brito, Douglas Silva, Rodrigo Ventura, Duarte Milheiro, Mário Martins, Jackson Sousa, Martim Costa (GR) e Rafael Cândido.
No final do encontro, os presidentes da Associação de Futebol de Setúbal e da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Cardoso e Francisco Jesus, respectivamente, entregarem o troféu à equipa vitoriana que fez questão de ir junto dos seus adeptos, que viajaram até Sesimbra, para agradecer o apoio incansável que contribuiu para a conquista da Taça da AF Setúbal.
Sábado há campeonato e domingo Taça de Portugal
Entretanto, a contar para a 13.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional da modalidade, a formação sadina joga amanhã no areal da Praia Foz do Lisandro (concelho de Mafra), com CF Chelas, a partir das 14:15 horas. O objectivo passa por dar sequência ao êxito (6-0) obtido no domingo sobre a Associação Cultura e Desporto “O Sótão” B. Belchior e André Cardoso (ambos bisaram), Tiago Almeida e Fabinho foram os marcadores de serviço na ronda anterior.
Sem tempo para descanso, domingo o Vitória entrar em acção, desta vez a contar para a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal. Depois do triunfo na primeira eliminatória da Taça de Portugal (5-3 ao Alfarim), os setubalenses vão discutir a continuidade na competição com os lisboetas da Associação Desportiva Pastéis da Bola. O duelo com o emblema de Marvila está agendado para as 15:15 horas, na Praia Foz do Lizandro.
Além do Vitória, o GD Sesimbra é outra equipa filiada na Associação de Setúbal a estar entre os 16 finalistas da Taça de Portugal. Na 2.ª eliminatória da prova, correspondente aos quartos-de- final, o emblema sesimbrense vai também no domingo (17:45 horas), na Praia Foz do Lizandro, medir forças com o CF Chelas. Na ronda anterior, o conjunto cerize tinha vencido (6-5) o GD Pescadores da Costa de Caparica.