Município abre nova piscina no valor de 3 milhões de euros

Município abre nova piscina no valor de 3 milhões de euros

Município abre nova piscina no valor de 3 milhões de euros

Carlos Albino destaca alterações ao projecto inicial, que permitiram dotar o equipamento de maior eficiência energética

No espaço de uma semana, o concelho da Moita passou a contar com dois novos equipamentos públicos, que no total representaram um investimento superior a 6 milhões de euros. Depois da abertura do Centro de Saúde da Baixa da Banheira, o executivo liderado pelo socialista Carlos Albino inaugurou, na última segunda-feira, a Piscina Municipal da Moita.

- PUB -

O mais recente equipamento público passou a estar disponível, logo na terça-feira seguinte, para as primeiras “braçadas” dos utentes nesta época de Verão que se prolonga até 1 de Setembro próximo, data a partir da qual se inicia a temporada 2024-2025, lembra o município em comunicado.

A empreitada da nova piscina já havia arrancado no anterior mandato, mas Carlos Albino lembra que o processo estava muito longe de se concretizar quando o executivo a que preside assumiu a condução dos destinos do município.

“Quando iniciámos este mandato a obra mal se tinha iniciado”, recorda o socialista, ao mesmo tempo que salienta o trabalho financeiro desenvolvido daí em diante. “O investimento ainda estava subfinanciado, foi preciso ir buscar o resto do financiamento que era necessário”, afirma, para frisar de seguida que a empreitada, no total, ultrapassou “os três milhões de euros”. O valor foi suportado na íntegra pelo município, através de recurso a crédito bancário. O presidente da autarquia justifica que “foi feito um conjunto de alterações ao projecto, nomeadamente, com a bomba de calor”, o que permitiu tornar o equipamento “mais eficiente energeticamente”, obtendo-se assim “ganhos quer para o município, no que diz respeito à factura energética, quer também para o ambiente”.

- PUB -

Dois tanques, várias valências
A piscina passa também a estar disponível para munícipes de outros concelhos e pode acolher a prática de diversas actividades aquáticas e até competições desportivas, conforme sublinha Carlos Albino.

“Temos um conjunto novo de valências”, vinca o edil, que destaca a possibilidade de uso “dos mais novos, desde bebés até às crianças que estão a fazer a adaptação ao meio aquático”, no tanque mais pequeno, como ainda a capacidade do tanque maior, de 25 metros, poder receber “campeonatos que possam haver de piscina curta”, além de “tantas outras modalidades”.

Na cerimónia de inauguração marcou também presença Fabrício Pereira, presidente da Junta de Freguesia da Moita. Citado no mesmo comunicado, o autarca realça a importância da concretização do projecto.

- PUB -

“Hoje [segunda-feira passada] é um dia muito importante, não só para a freguesia da Moita como também para todo o concelho. Este foi um equipamento prometido há muitos anos. A cada ciclo autárquico, os cidadãos aguardavam por esta realidade”, recorda o presidente da junta, na mesma nota do município. E, a concluir, Fabrício Pereira reforça que a nova piscina da Moita é um contributo “para o bem-estar e para a saúde dos cidadãos” do concelho.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -