Gabriela Soares realça papel da comissão de festas, das associações e da Igreja nas comemorações, que assumem significado especial
Durante cinco dias, a vila de Lavradio, no concelho do Barreiro, vai estar ao rubro. As Festas em Honra de Santa Margarida arrancam no próximo dia 24 e prolongam-se até ao domingo seguinte, 28. Luciana Abreu, na abertura, e a Noite da Rádio Popular FM, no fecho, com a apresentação em palco de vários artistas, são dois dos destaques do programa artístico.
Mas, as Festas do Lavradio não se resumem às propostas musicais. Desde logo, porque “conciliam ainda, de forma harmoniosa, uma componente religiosa com o programa cultural e recreativo”, diz Gabriela Soares, presidente da Junta da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, que destaca o trabalho conjunto com “a Comissão de Festas e outras associações e colectividades” locais, onde inclui também a Igreja, para que as festividades sejam uma realidade. “Trabalham connosco o ano inteiro”, frisa.
Acima de tudo, as Festas em Honra de Santa Margarida revestem-se de significado especial, já que acabam por se constituir como “momento único de encontros e reencontros” e como factor de “coesão social”, salienta a autarca. “Têm grande importância para a comunidade do Lavradio, uma vez que é um momento em que muita gente se encontra… até pessoas que já nem vivem no Lavradio e que vêm propositadamente à vila para estarem com os amigos. É um momento de confraternização e amizade”, faz notar.
E, também por via dessa particularidade, as expectativas em termos de adesão popular são as melhores. “Todos os anos é casa cheia, embora o recinto das festas não seja muito grande. Seguramente, leva sempre muita gente a sair à rua e o Lavradio precisa deste tipo de oportunidades, em que as pessoas possam confraternizar num momento que é único, que são as festas da nossa vila”, afirma Gabriela Soares.
Ao olhar para os destaques da programação, a presidente da junta aponta “o dia de abertura com Luciana Abreu e o encerramento com a Noite da Rádio Popular FM”. E vinca o papel da estação emissora no evento. “Estabelecemos uma parceria com a Popular FM desde que reactivámos as festas, em 2018. A rádio tem estado sempre connosco, quer com uma das noites em que divulgam alguns artistas do panorama nacional que se estão a lançar no meio artístico como também através da promoção e da cobertura feita durante as festas.”
Dia grande e programa
O sábado é o dia mais longo das festividades e merece também atenção especial por parte da autarca. Até porque, engloba alguns dos principais momentos do programa, como “a Missa Solene seguida de Procissão, à tarde, e, à noite, o Festival de Ranchos Folclóricos, que marca o envolvimento do Rancho Folclórico do Lavradio no evento”. “Sábado é o dia grande das festas, já que depois do festival ainda teremos animação musical”, reforça.
“Esta mescla do programa cultural com a vertente religiosa é algo que nos orgulha muito, corre sempre muito bem, até porque o Padre João consegue trabalhar muito bem connosco e fazer desta uma festa de todos e para todos, que é o que se deseja”, conclui a presidente da junta.
Além de Luciana Abreu (22h30), os destaques apresentados em programa contemplam ainda para o dia de abertura a actuação do Grupo Harmonia (21h00).
No dia 25, o cartaz artístico engloba ESTBarTuna (21h00), Aliança Velha (22h00) e Nélio Pinto (23h30).
Para dia 26 estão agendadas as prestações de Companhia Limitada (22h00) e as selecções musicais da dupla de DJ que forma o projecto “80’s Land Sounds of Yesterday” (23h45).
O dia 27 arranca com a actuação do Grupo Coral Alentejano Unidos do Lavradio (11h00, no Mercado), e fica marcado pela Procissão (18h00), pelo Festival de Folclore (20h00, nas piscinas), e por Akunamatata (22h30) e Animasul Live Show (meia-noite).
O dia 28 inicia-se com African Dance Roots (11h00), na Avenida Joaquim José Fernandes e contempla a actuação de Tr3vu (21h00) e a Noite da Popular FM (a partir das 22h30), que marca o encerramento do evento.