10 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Abate de javalis na Serra da Arrábida envolto em polémica

Abate de javalis na Serra da Arrábida envolto em polémica

Abate de javalis na Serra da Arrábida envolto em polémica

Clube da Arrábida acusa PAN de difundir notícias falsas e diz ser lastimável que ministra do Ambiente condene acção que não conhece

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN denunciou o abate de sete javalis na Serra da Arrábida em frente a crianças. Em resposta, a ministra do Ambiente e Energia Maria da Graça Carvalho disse que ter ficado “muito triste” e que tal não se podia repetir. O Clube da Arrábida vem agora considerar lastimável que o PAN “difunda notícias falsas que não correspondem à realidade e que a ministra do Ambiente, em resposta, condene uma acção que não conhece e que é perfeitamente legal”.

- PUB -

A denúncia pela porta-voz do PAN decorreu durante a audição regimental da ministra do Ambiente e Energia, no Parlamento. Segundo a deputada, os animais foram abatidos em frente a crianças e adultos. Pedro Vieira, presidente do Clube da Arrábida explica que de facto houve uma acção de caça no dia 3 de Julho na Praia do Creiro, mas que foi legal, fora do areal e sem que houvesse tiros disparados junto a crianças.

Pedro Vieira conta que pelas 20h30 de dia 3 de Julho, “foram credenciados dois caçadores pelo ICNF, para levar a cabo uma acção de correcção de densidade populacional de javalis na praia do Creiro, onde eram avistadas frequentemente javalis e suas crias a roubar comida dos banhistas”.

Assim, prossegue, “perante o perigo para a população, visto que os javalis são animais selvagens e há crias já em fase de reprodução, houve uma acção que resultou no abate de seis javalis para controlar o problema”.

- PUB -

Seria expectável que os cerca de dez javalis que são vistos hoje aumentassem para dezenas após o período de reprodução. Pedro Vieira explica que estas acções de correcção de densidade populacional decorrem no âmbito de um protocolo entre ICNF, autarquia de Setúbal e Clube da Arrábida e que estão autorizadas com vista ao controlo do número de javalis, que diz estar fora do controlo.

“Há cada vez mais queixas por moradores, banhistas e proprietários de restaurantes sobre a presença cada vez maior de javalis”, diz o responsável do Clube da Arrábida.

O javali é um animal que se alimenta essencialmente de tubérculos e é possível que, no Verão e com a ausência de alimento na serra, que se desloquem às praias à procura de alimentação. Aqui encontram os caixotes de lixo dos restaurantes e das praias ou a comida dos próprios banhistas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -