O socialista quer dar um novo impulso ao partido e torná-lo na maior força autárquica na região já a partir de 2025
André Pinotes Batista, 40 anos, vai apresentar a candidatura à presidência da Federação de Setúbal do PS na próxima sexta-feira, pelas 21 horas, na sede da estrutura distrital.
O secretário nacional adjunto da direcção socialista – que é deputado à Assembleia da República desde Novembro de 2015 e que, desde 2017, preside à Assembleia Municipal do Barreiro – vai agora oficializar a sua candidatura (que deverá ser única) à liderança do órgão, tal como O SETUBALENSE já havia noticiado em primeira-mão.
E o principal objectivo está definido: “Passarmos a ser a maior força autárquica do distrito de Setúbal”, disse a O SETUBALENSE Pinotes Batista, que no Parlamento tem assento nas comissões de “Economia, Obras Públicas e Habitação” e “Transparência e Estatuto dos Deputados”.
Na última sexta-feira realizaram-se eleições para as comissões políticas concelhias e são conhecidas divisões internas em Montijo, Moita, Seixal e Sesimbra. Pinotes Batista rejeita, porém, a ideia de poder vir a receber uma herança pesada. Mas admite que “a proximidade [às concelhias] tem de ser reforçada”, até porque “o acompanhamento dos processos faz com que os problemas não surjam”.
“Os que existirem saberemos resolvê-los. Onde outros geriram fartura, eu vou ter de gerir escassez. Mas isso faz parte dos ciclos políticos. Sei bem qual vai ser a realidade que irei ter como presidente da federação”, desdramatiza. E a receita para a unidade é, de resto, conhecida: “Em cada sítio ser próximo, fazer pontes e ter a coragem de tomar as decisões necessárias para o bem do PS. Só não toma decisões difíceis quem não quer, e eu quero.”
Em comunicado, o socialista lembra que nos últimos anos teve “o privilégio de contribuir – de formas diversas – para o sucesso de um ciclo histórico, alicerçado em conquistas autárquicas, legislativas e europeias sem paralelo”. E justifica porque avança agora para a luta pela liderança da distrital. “Foi muito o que conseguimos, porém sou candidato à Federação Distrital de Setúbal por acreditar que é muito mais aquilo que temos por conquistar”.
Atrair novos protagonistas no plano distrital, modernizar métodos de trabalho e fundar uma actuação mais próxima são alguns dos vectores de actuação da candidatura de Pinotes Batista, que apresenta o lema ‘Juntos, por um novo impulso’. “Acredito que seremos capazes de implementar um novo paradigma de acção política, é esse o meu compromisso”, afirma o socialista.
A moção estratégica, lê-se no mesmo comunicado, será coordenada por Pedro Marques, antigo ministro das Infraestruturas e Obras Públicas. “O documento será o resultado de um trabalho colaborativo, envolvendo mais de 20 especialistas de diversas áreas de actividade, numa equipa rejuvenescida e geracionalmente diversificada.”
O socialista, que tem sido o coordenador autárquico do partido no distrito, diz ainda contar com o apoio da actual presidente da federação, Eurídice Pereira, bem como de António Mendonça Mendes, Teresa Almeida, Ana Catarina Mendes e Paulo Lopes, além da “vastíssima maioria dos presidentes de câmara, deputados e dirigentes locais” do PS.
As eleições para a Federação Distrital de Setúbal estão marcadas para 27 de Setembro.